Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101668
Nº de chamada: 31(81-0-2)-P438p
Complemento 1: 2018
ISBN: 9788524045042
Tipo de material: livro
Título: Perfil dos municípios brasileiros : 2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: 127 p. : il.
Notas: Acima do título: Pesquisa de Informações Básicas Municipais.
Bibliografia: p. 106-111.
Inclui glossário.
Conteúdo: A Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC é um levantamento pormenorizado de registros administrativos sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes aspectos das políticas públicas setoriais sob responsabilidade dessa esfera de governo. Seus resultados permitem a consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados, com indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades.
Com esta publicação, o IBGE divulga os resultados da pesquisa realizada em 2018 nas 5 570 prefeituras brasileiras. Os dados apresentados estão agregados por classes de tamanho da população, Grandes Regiões e Unidades da Federação, tendo como norte a ampliação e a atualização permanente das variáveis investigadas desde 1999, quando da primeira edição do levantamento. Nesta versão, organizada em 10 capítulos, destacam-se questões relacionadas a recursos humanos das administrações, legislação e instrumentos de planejamento, educação, cultura, saúde, assistência social, segurança alimentar, trabalho e inclusão produtiva, política para mulheres, e instrumentos de gestão migratória, este último investigado, pela primeira vez, com base em registros administrativos disponibilizados pela Polícia Federal. A inclusão deste tema, cabe ressaltar, visou enfocar variados aspectos desses instrumentos de gestão, inclusive os mecanismos de cooperação existentes com os demais entes da federação, tendo em vista que a integração dos fluxos migratórios recentes – sobretudo de pessoas de origem no hemisfério sul, com perfis socioeconômico e étnico-racial completamente distintos daqueles que o Brasil estava acostumado a receber – recai, principalmente, sobre os estados e os municípios.
A publicação inclui notas técnicas sobre a pesquisa e um glossário com os conceitos considerados essenciais para a compreensão de seus resultados.
O permanente esforço de atualização temática da pesquisa tem renovado o interesse de diferentes agentes e organizações na obtenção de informações que contribuam para a implementação de políticas setoriais eficientes, mediante a compreensão da dinâmica que os respectivos fenômenos vêm adquirindo na escala local.
No portal do IBGE na Internet, podem ser consultadas, ainda, a base de dados completa da pesquisa e as tabelas de resultados do Questionário Básico.
As estatísticas ora divulgadas refletem as diferentes realidades do País e possibilitam identificar as carências existentes nos municípios brasileiros, contribuindo, assim, para a democratização da gestão pública por meio da formulação e do aprimoramento de políticas diferenciadas para questões específicas de suas populações.


Assuntos:
Administração municipal; Brasil; Educação; Estatística; Habitações; Indicadores; Indicadores sociais; Municípios; Saúde

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Título Secundário: Pesquisa de informações básicas municipais; Pesquisa de informações básicas municipais : perfil dos municípios brasileiros : 2018
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101668.pdf

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística