Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101650
Nº de chamada: 331(81)-O94o
Complemento 1: F
ISBN: 9788524044854
Tipo de material: folheto
Título: Outras formas de trabalho : 2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento
Ano: 2019
Descrição física: 16, 89 p.
Notas: Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que para o tema contemplado no presente informativo – outras formas de trabalho – foram acumulados para cada ano os dados correspondentes à quinta visita ao domicílio.
Os dados assim obtidos se referem às pessoas de 14 anos ou mais de idade, com detalhamento geográfico para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões Metropolitanas e Municípios das Capitais. As outras formas de trabalho abarcam aquelas não consideradas como ocupação na pesquisa, quais sejam: a produção para o próprio consumo, os cuidados de pessoas, os afazeres domésticos e o trabalho voluntário, considerando-se como tal o trabalho não compulsório, realizado por pelo menos uma hora na semana de referência, sem receber nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios, com o objetivo de produzir bens ou serviços para terceiros, isto é, para pessoas não moradoras do domicílio e não parentes.
A publicação traz comentários analíticos sobre cada uma dessas formas de trabalho, contemplando os seguintes indicadores: taxa de realização, que corresponde ao percentual de pessoas que realizaram a atividade em relação ao total de pessoas de 14 anos ou mais de idade; número médio de horas semanais dedicadas; e percentual das pessoas de 14 anos ou mais de idade que realizaram a atividade, segundo algumas características sociodemográficas, como sexo, cor ou raça, grupos de idade, nível de instrução, situação na ocupação, condição no domicílio, entre outras. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas de análise.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.


Assuntos:
Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Mercado de trabalho; Ocupações; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua; Trabalho

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : outras formas de trabalho : 2017; PNAD contínua : outras formas de trabalho : 2017


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística