Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101630
Nº de chamada: 330.552(81-21)-P964p
Complemento 1: 2016
Complemento 2: n. 65
ISBN: 9788524044809
Tipo de material: livro
Título: Produto interno bruto dos municípios 2016
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2018
Descrição física: 16 p.
Notas: Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios - referência 2010, contemplando o ano de 2016. Esses resultados são comparáveis entre si e estão plenamente integrados às séries do Sistema de Contas Nacionais e do Sistema de Contas Regionais do Brasil, em conformidade, portanto, com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita. Destaca-se o valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, devido à relevância desta atividade na economia municipal. Os comentários, ilustrados por meio de tabelas, quadros, gráficos e mapas, realçam aspectos observados em 2016, confrontando-os com 2015, e, para alguns tópicos, também com 2002, início da série estudada, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho municipal da economia no período. Pela primeira vez, apresenta-se uma análise geográfica das estimativas do PIB dos Municípios, de acordo com sua distribuição no País. O trabalho, que, a partir da publicação deste ano, conta com a colaboração da Diretoria de Geociências do IBGE, permite a interpretação dos dados com mais precisão, com base em tipologias e regionalizações que conferem outros significados aos indicadores estimados, ao evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência 2016, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da
pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisaa. Outras informações sobre o PIB dos
Municípios estão disponíveis em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html.


Assuntos:
Brasil; Municípios; Produto interno bruto

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Contas Nacionais
Título Secundário: PIB dos municípios
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística