Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101597
Nº de chamada: 314.8(81)-P944p
Complemento 1: v. 40
Complemento 2: 2. ed.
ISBN: 9788524044649
Tipo de material: folheto
Título: Projeções da população : Brasil e unidades da federação : revisão 2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2018
Descrição física: 56 p.
Notas: Inclui bibliografia.
As projeções de população têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas, bem como para estratégias de planejamento do setor privado. Dada as transformações na dinâmica demográfica, tais projeções são monitoradas continuamente e passam por revisões periódicas, tanto para a incorporação de novas informações, quando são detectadas alterações nas hipóteses previstas para as componentes do crescimento demográfico, quanto para a atualização de sua metodologia de cálculo.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE apresenta a metodologia empregada nas Projeções da População do Brasil e das Unidades da Federação - Revisão 2018, cujos resultados se distinguem dos apresentados nas Projeções 2013 em relação aos seguintes aspectos: alteração da população de partida, adotando-se 2010 como ano inicial; revisão dos parâmetros utilizados na projeção até então vigente para a fecundidade em virtude da constatação da mudança de comportamento dessa componente; além de ajustes no cálculo da migração interna e revisão dos parâmetros e hipóteses futuras, no caso da migração internacional. A componente mortalidade, cabe ressaltar, permaneceu sem alterações em relação às Projeções 2013.
As projeções da população do Brasil e das Unidades da Federação fornecem informações até o ano de 2060, considerando um horizonte temporal de 50 anos após o último Censo Demográfico realizado.
A metodologia ora divulgada está organizada em quatro capítulos: o primeiro descreve o Método das Componentes Demográficas, utilizado para projetar e retroprojetar as populações do Brasil e das Unidades da Federação; o segundo apresenta a população de partida da projeção e a retroprojeção da população do Brasil e das Unidades da Federação para o período 2010-2000; o terceiro discorre sobre a análise da componente fecundidade no período de 2000 a 2016 e a definição dos parâmetros e hipóteses futuras para o nível e o padrão etário da fecundidade para as Unidades da Federação; e o último capítulo, por fim, trata da revisão das migrações interna e internacional, bem como dos parâmetros e hipóteses adotados.


Assuntos:
Brasil; Fecundidade; Migração; População; Previsão demográfica

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv101597.pdf

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística