Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101576
Nº de chamada: 311.21:37(81)-E24e
Complemento 1: F
ISBN: 9788524044588
Tipo de material: folheto
Título: Educação : 2017
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento
Ano: 2018
Descrição física: 12, 89 p.
Notas: Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga trimestralmente um conjunto de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho e, de forma anual, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. Dados educacionais são obtidos em ambos os casos: na coleta trimestral, por meio de um questionário sobre as características básicas de educação, aplicado às pessoas de 5 anos ou mais de idade, com o objetivo de auxiliar a compreensão das informações conjunturais de trabalho; na coleta anual realizada no segundo trimestre de cada ano civil, por meio de um questionário mais amplo, aplicado a todas as pessoas da amostra, com a finalidade de retratar o panorama educacional.
Os dados ora apresentados têm como fonte o questionário ampliado e, como referência, o segundo trimestre de 2017, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões.
A exemplo da edição anterior, o presente informativo oferece comentários analíticos sobre variados indicadores relacionados ao tema Educação, dentre os quais se destacam: analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade; nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade; taxa de escolarização, por faixas etárias; taxa ajustada de frequência escolar líquida, por níveis de ensino; estudantes do ensino superior de graduação, segundo a rede de ensino frequentada no ensino médio; motivo da não frequência à escola das pessoas de 14 a 29 anos de idade com nível de instrução até o superior incompleto; condição de estudo e situação na ocupação das pessoas de 14 a 29 anos de idade; e aspectos da educação profissional (graduação tecnológica, curso técnico de nível médio e curso de qualificação profissional), entre outras abordagens.
Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores, oferecendo, ainda, uma comparação temporal com os resultados de 2016 divulgados na edição anterior. Quando pertinente, as estatísticas são também comparadas com as metas estruturantes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei n. 13.005, de 25.06.2014) que dispõem sobre o direito à educação básica, a universalização do ensino obrigatório, a ampliação das oportunidades educacionais e a redução das desigualdades, subsidiando, assim, o acompanhamento de tais diretrizes.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, um vasto leque de informações sobre a pesquisa, tais como: tabelas de resultados; séries históricas; microdados; fascículos do periódico Indicadores IBGE, com comentários analíticos sobre os seus resultados mensais e trimestrais; notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa; calendários de divulgação; conceitos e métodos; entre outros aspectos.


Assuntos:
Domicílios; Educação; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : educação : 2017; PNAD contínua : educação : 2017
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística