Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101436
Nº de chamada: 911:63(81)-G345g
Complemento 1: 2017
ISBN: 9788524044434
Tipo de material: livro
Título: A Geografia da cana-de-açúcar
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2017
Descrição física: 170 p : il, color
Notas:
Acima do título: Dinâmica territorial da produção agropecuária.
Inclui bibliografia.
Indicação de conteúdo: Com o lançamento da presente publicação, o IBGE dá continuidade à divulgação de resultados do projeto Dinâmica Territorial da Produção Agropecuária, que tem por objetivo acompanhar, em intervalo de cinco anos, o deslocamento espacial de produtos selecionados do agro nacional que alcançaram expressão relevante no processo de reestruturação do espaço rural brasileiro. Em 2017, a cana-de-açúcar constitui o foco dessa linha de pesquisa, colocando em destaque um produto que moldou não só a história econômica do País, como também a sua identidade cultural, social e política e, ainda hoje, está no centro do entendimento contemporâneo da dinâmica territorial da produção agropecuária brasileira.
Trata-se de estudar o mundo geográfico da cana-de-açúcar, o sistema de lugares que essa socioeconomia cria: os lugares responsáveis pelo fornecimento de insumos e máquinas agrícolas, os lugares de cultivo, os lugares por onde se transporta a cana colhida e aqueles por onde se escoam os produtos derivados, os lugares de processamento industrial, os lugares de comercialização. Este estudo se caracteriza por uma abordagem de síntese, tanto no nível temático quanto no nível das fontes de dados e métodos de análise, combinando-se análise espacial de dados estatísticos (Produção Agrícola Municipal - PAM, Cadastro Central de Empresas - CEMPRE e outras pesquisas do IBGE, além de outras fontes oficiais, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e outros) com pesquisas de campo e bibliográfica, para retratar, de maneira abrangente e integrada, o território que a cana-de-açúcar ajuda a construir no Brasil.
Com a divulgação de A geografia da cana-de-açúcar – que inclui informações disponibilizadas na Plataforma Geográfica Interativa - PGI, no portal do IBGE na Internet – espera-se contribuir para a produção de um quadro amplo e articulado de bases quantitativa e qualitativa do que tem sido nomeado, sob diferentes perspectivas e ao longo do tempo, de indústria rural, agroindústria, complexo agroindustrial, cadeia produtiva, circuito da produção, entre outras designações, transmitindo a noção da intensa relação intersetorial e de interesses que informam, na atualidade, a dinâmica territorial da produção agropecuária brasileira.



Assuntos:
Agricultura familiar; Agropecuária; Aspectos econômicos; Brasil; Cana-de-açúcar; Cultivo; Geografia agrícola; Inovações agrícolas; Produtividade agrícola

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geografia
Título Secundário: Dinâmica territorial da produção agropecuária
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101436.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística