Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101434
Nº de chamada: 311.21:37(81)-E24e
Complemento 1: F
ISBN: 978852404441-0
Tipo de material: folheto
Título: Educação : 2016
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento
Ano: 2017
Descrição física: 12 p.
Notas:
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga trimestralmente um conjunto de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho e, de forma anual, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. Dados educacionais são obtidos em ambos os casos: na coleta trimestral, por meio de um questionário sobre as características básicas de educação, aplicado às pessoas de 5 anos ou mais de idade, com o objetivo de auxiliar a compreensão das informações conjunturais de trabalho; na coleta anual realizada no segundo trimestre de cada ano civil, por meio de um questionário mais amplo, aplicado a todas as pessoas da amostra, com a finalidade de retratar o panorama educacional.
Nesta oportunidade, o IBGE traz a público seu primeiro informativo de indicadores da PNAD Contínua sobre educação, tendo como fonte o questionário ampliado e, como referência, o segundo trimestre de 2016, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões.
O informativo oferece comentários analíticos sobre variados indicadores relacionados ao tema, dentre os quais se destacam: analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade; nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais de idade; taxa de escolarização, por faixas etárias; taxa ajustada de frequência escolar líquida, por níveis de ensino; estudantes do ensino superior de graduação, segundo a rede de ensino frequentada no ensino médio; motivo da não frequência à escola das pessoas de 14 a 29 anos de idade com nível de instrução até o superior incompleto; condição de estudo e situação na ocupação das pessoas de 14 a 29 anos de idade; e aspectos da educação profissional (graduação tecnológica, curso técnico de nível médio e curso de qualificação profissional), entre outras abordagens.
Os comentários são ilustrados graficamente e buscam ressaltar as principais diferenças regionais e sociodemográficas observadas nesses indicadores no período considerado. Quando pertinente, os resultados são também comparados com metas estruturantes do Plano Nacional de Educação - PNE (Lei n. 13.005, de 25.06.2014) que dispõem sobre o direito à educação básica, a universalização do ensino obrigatório, a ampliação das oportunidades educacionais e a redução das desigualdades, subsidiando, assim, o acompanhamento de tais diretrizes.
Os informativos da PNAD Contínua também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas sobre a pesquisa são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama metodológico da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, referenciais teóricos utilizados, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outros aspectos, e são atualizadas periodicamente por meio da inclusão de conceituações relacionadas à introdução de novos módulos temáticos.


Assuntos:
Domicílios; Educação; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : educação : 2016; PNAD contínua : educação : 2016
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2022 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística