Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101152
Nº de chamada: 658.562-A945a
Complemento 1: n.13
ISBN: 9788524044236
Tipo de material: livro
Título: Avaliação da qualidade de dados geoespaciais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Cartografia
Ano: 2017
Descrição física: 90p
Notas:
Bibliografia: p. [57]-61.
Indicação de conteúdo: O manual técnico em Geociências de Avaliação da Qualidade de Dados Geoespaciais visa orientar as inspeções de qualidade de produtos geocientíficos, retratar a qualidade dos dados geoespaciais e proporcionar o controle e alcance de níveis de conformidade demandados, tanto pelo produtor, quanto por seus usuários. Para tal, utiliza-se das orientações de normas internacionais, de especificações técnicas nacionais e da literatura sobre o tema.
A presente publicação enfatiza a necessidade de adoção de padrões para avaliação da qualidade de um conjunto de dados espaciais. Tendo isto em vista, é apresentada inicialmente uma visão geral do conceito, das normas e padrões e dos elementos de qualidade de dados geoespaciais. Em seguida são abordados conceitos e métodos de amostragem aplicados na avaliação de dados espaciais, assim como a elaboração de planos de inspeção amostral para estabelecer critérios de aprovação e reprovação do produto geoespacial inspecionado. Posteriormente é delineada uma diretriz para a avaliação de qualidade de um produto geoespacial, com orientações acerca da elaboração de catálogos de medidas de qualidade, do método de inspeção amostral e completo e de relatórios de qualidade independentes. Por fim, é evidenciada a importância de relatar as aferições de qualidade nos metadados do produto e são oferecidas instruções para fazê-lo. Ademais, são apresentados exemplos de medidas de qualidade para alguns produtos geocientíficos do IBGE, agrupadas em consistência lógica, completude e acurácias (temática, posicional e temporal), sob a forma de Apêndices.
Espera-se que o conjunto das informações ora divulgadas, também disponíveis no portal do IBGE na Internet, auxilie a sociedade, junto com as demais normas e especificações técnicas da cartografia nacional, na elaboração de inspeções de qualidade de produtos geoespaciais, atendendo a expectativas de produtores e usuários de dados geocientíficos.


Assuntos:
Cartografia; Controle de qualidade; Manuais, guias, etc; Modelos de dados geoespaciais

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Cartografia
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Manuais técnicos em geociências, ISSN 0103-9598

Download(s):

liv101152.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística