Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101151
Nº de chamada: 334.72(81)-D383d
Complemento 1: 2015
Complemento 2: n. 29
ISBN: 9788524044267
Tipo de material: livro
Título: Demografia das empresas : 2015
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2017
Descrição física: 83p.
Notas: Inclui bibliografia e glossário.
Indicação de conteúdo: O IBGE divulga, na presente publicação, alguns aspectos da dinâmica demográfica do segmento formal das empresas brasileiras, em particular, seus movimentos de entrada, saída e sobrevivência, e quantifica as empresas de alto crescimento, que são aquelas com aumento médio de pessoal ocupado assalariado igual ou maior que 20% ao ano, por um período de três anos.
O estudo, efetuado com base nas informações do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, também do Instituto, está organizado em três partes. A primeira trata das taxas de entrada, saída e sobrevivência, segundo o porte e a atividade econômica das empresas, traz informações sobre o pessoal ocupado assalariado, de acordo com o sexo e a escolaridade, por tipo de evento demográfico, e avalia os resultados regionais a partir das informações das unidades locais, que são os endereços de atuação das empresas. A segunda parte apresenta um estudo da sobrevivência das empresas no período de 2010 a 2015 e a mobilidade por porte das empresas sobreviventes de 2015 em comparação com 2014. Por fim, a terceira parte analisa as empresas de alto crescimento, segundo o porte e a atividade econômica, e seu respectivo impacto na geração de postos de trabalho assalariados formais.
A publicação inclui ainda notas técnicas com considerações sobre os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do estudo, um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, bem como dois anexos com a estrutura detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e a Tabela de Natureza Jurídica 2014.
As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza o plano tabular do presente estudo com resultados detalhados, para a totalidade das empresas, até o nível de divisão da CNAE 2.0 e, para as unidades locais, até o nível geográfico de Municípios das Capitais.
Os resultados da Demografia das Empresas oferecem valiosa contribuição aos órgãos governamentais e às instituições da sociedade civil para o desenvolvimento e o aprofundamento de outros projetos sobre o tema.
Informações complementares da pesquisa e tabelas de resultados acesse:
https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/demografiaempresa/2015/default.shtm
Dados também disponíveis em:
http://www.sidra.ibge.gov.br



Assuntos:
Aspectos econômicos; Aspectos sociais; Brasil; Empresas

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastros e Classificações
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação econômica, ISSN 1679-480X

Download(s):

liv101151.pdf

© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística