Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 100623
Nº de chamada: 311.21:640.41(81)-P474p
Complemento 1: 2016
Complemento 2: F
ISBN: 9788524044205
Tipo de material: livro
Título: Pesquisa de serviços de hospedagem : 2016
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Serviços e Comércio
Ano: 2017
Descrição física: 37p.
Notas: Inclui bibliografia, questionário e glossário.
Indicação de conteúdo: A Pesquisa de Serviços de Hospedagem - PSH 2016, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério do Turismo, destaca as principais características dos estabelecimentos de hospedagem do País, por meio da identificação de seus tipos e categorias e quantificação dos estabelecimentos de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes, apresentando, assim, um quadro atualizado da potencialidade do mercado hoteleiro.
O levantamento de 2016 ampliou consideravelmente seu âmbito geográfico, passando a ter abrangência nacional, ao passo que o último, realizado em 2011, restringiu-se aos estabelecimentos de hospedagem localizados nos Municípios das Capitais e suas Regiões Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento - RIDEs. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 foi tomada como base para a seleção desses estabelecimentos, definindo o âmbito das atividades econômicas que compõem o segmento de serviços de hospedagem. A pesquisa foi estruturada de modo a relacionar os tipos de estabelecimentos com as diversas variáveis investigadas, permitindo níveis diferenciados de estratificações. A análise, contemplando Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, traz uma visão geral da dimensão setorial do mercado hoteleiro, da distribuição dos estabelecimentos de hospedagem por tipos e porte, dos Municípios das Capitais com maior crescimento na capacidade de hospedagem e da relação entre a estrutura de hospedagem e o tamanho da população, de acordo com a região.
A publicação inclui ainda notas técnicas, com considerações de natureza metodológica para a compreensão da pesquisa, esclarecimentos sobre os tratamentos aplicados aos dados e a forma de divulgação, e glossário com a conceituação da terminologia utilizada.
As informações ora divulgadas, também disponibilizadas no portal do IBGE na Internet, trazem relevantes subsídios para os gestores públicos, permitindo a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para a melhoria e ampliação do setor.
Informações complementares da pesquisa e tabelas de resultados acesse:
https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/comercioeservico/psh/2016/default.shtm
Dados também disponíveis em:
http://www.sidra.ibge.gov.br


Assuntos:
Estatística; Hotéis; Pesquisa; Pesquisa Especial sobre Meios de Hospedagem; Prestação de serviços; PSH; Turismo

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Serviços e Comércio
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv100623.pdf

© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística