Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 100600
Nº de chamada: 35.071.55(81)-D618d
ISBN: 9788524044182
Tipo de material: livro
Título: Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias : 2017
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Geografia
Ano: 2017
Descrição física: 80 p. : mapas colors.
Notas:
Indicação de conteúdo: A Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias 2017 visa atualizar o quadro regional do País produzido na década de 1980 e vem ao encontro do expressivo aumento verificado na diferenciação interna do território brasileiro, como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais ocorridas ao longo das últimas décadas. Deste modo, esta revisão tem o propósito de oferecer elementos para a compreensão atualizada da realidade territorial do País, bem como servir de referência geográfica ao conhecimento detalhado sobre as divisões das diversas regiões que compõem o imenso Território Nacional.
Para elaboração do novo quadro regional, foram utilizadas inúmeras informações referenciadas à rede urbana brasileira que, juntamente com a infraestrutura que interliga essa rede, constitui elemento central para conduzir uma análise regional comprometida com a coesão territorial do País e, simultaneamente, com a busca das diferenças e diversidades essenciais para a consolidação de um projeto pactuado entre o IBGE e os entes que compõem a federação brasileira.
Esta publicação está estruturada em dois capítulos temáticos: o primeiro aborda o contexto político-institucional e as metodologias utilizadas nas regionalizações promovidas pelo IBGE no Século XX, enquanto o segundo apresenta a metodologia e os referenciais empregados na elaboração da presente proposta de regionalização. Informações de cunho histórico e, portanto, de grande relevância para a comunidade acadêmica estão apresentadas sob a forma de Apêndice.
Espera-se que o conjunto das informações ora divulgadas, também disponibilizadas no portal do IBGE na Internet, possa oferecer aos órgãos das esferas governamental e privada subsídios para o planejamento e a tomada de decisões e facultar aos usuários em geral elementos para um aprofundamento do conhecimento geográfico acerca da complexa realidade territorial do Brasil contemporâneo.
Bibliografia: p. [53]-58.


Assuntos:
Brasil; Divisões territoriais e administrativas; Geografia econômica; Geografia física

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geografia
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv100600.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística