ID: 50531
Código de Localidade: 3551702
Município: Sertãozinho
Tipo de material: fotografia
Título: Fórum e Cadeia Pública : Sertãozinho (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Fórum e Cadeia Pública foi projetado pelo arquiteto Manoel Sabacter e teve sua construção finalizada em 23 de julho de 1916. A Construção apresenta diversas linguagens arquitetônicas que revela as características das construções do poder judiciário, do início do século XX.
No andar térreo, estão situados cinco cômodos, que serviam como celas da cadeia pública e, na parte superior, além do amplo salão que servia para o tribunal do júri, existem ainda mais cinco salas. Em 1958 foi retirado dele a Cadeia Pública e, posteriormente, em 1969, foi o Fórum.
O Edifício ficou sem utilização até 1971, data em que passou a funcionar no local o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), ocupando apenas o piso superior.
Em 1976, o Edifício passou a pertencer a Secretaria da Segurança e no local foi implantada a Delegacia de Trânsito da cidade, que ocupou o espaço até 1994.
Em 1995 o prédio foi restaurado e nele foi instalado e Centro Municipal de Memória (CEMM), que foi dividido em Centro de Documentação Histórica e o Museu de Sertãozinho, e este se abrigou no Edifício. Funciona junto ao Núcleo de Desenvolvimento Cultural e abriga o ateliê municipal de artes plásticas, a escola de música, a oficina municipal de criação literária e o videoclube municipal. Disponível em: http://www.sertaozinho.sp.gov.br/conteudo/centro-municipal-de-memoria.html#.WytjYksrKHs. Acesso em: ago. 2017.
Disponível em: http://www.encontraspsertaozinho.com/sertaozinho/cemm-centro-municipal-de-memoria-de-sertaozinho.shtml. Acesso em: ago. 2017.


Assuntos: Alfabetização; Centros culturais; Centros de memória; Edifícios públicos; Fóruns; Museus (Edifícios); Prisões; São Paulo (Estado); Sertãozinho (SP)
Título Secundárias: CEMM; Centro Municipal de Memória; Mobral; Movimento Brasileiro de Alfabetização; Museu de Sertãozinho; Núcleo de Desenvolvimento Cultural