Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50153
Código de Localidade: 4109401
Município: Guarapuava
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : [Prefeitura Municipal : Praça 9 de Dezembro : Mitra Diocesana de Guarapuava : Catedral Nossa Senhora de Belém : Lagoa das Lágrimas] : Guarapuava (PR)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A antiga Prefeitura Municipal ficava localizada na confluência da Rua 15 de Novembro com a Rua Vicente Machado. Atualmente, a Prefeitura está localizada na Rua Brigadeiro Rocha, nº 2777, no Centro da Cidade,
Disponível em: http://www.guarapuava.pr.gov.br/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://dirceupato.blogspot.com.br/2011/07/fotos-antigas-de-guarapuava-7.html. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/afgcm7. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/zmKLzX. Acesso em: jul. 2017.
A Praça 9 de Dezembro está localizada no Centro da Cidade.
Disponível em: http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/buscaCepEndereco.cfm. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/mDvmXC. Acesso em: jul. 2017.
A Mitra Diocesana de Guarapuava está localizada na Rua Visconde de Guarapuava, nº 236, no Centro da Cidade.
Disponível em: https://goo.gl/zJfJZA. Acesso em: jul. 2017.
A Catedral Nossa Senhora de Belém, localizada na Rua Visconde de Guarapuava, no Centro da Cidade, foi fundada em 11 de novembro de 1818. A Catedral passou por diversas reformas, mas manteve parte de sua estrutura principal.
Disponível em: http://catedralguarapuava.webnode.com.br/sobre-nos/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://diopuava.org.br/?pg=paginas/catedral.htm. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/FNDj8k. Acesso em: jul. 2017.
A Lagoa das Lágrimas é um ponto turístico localizado no Centro da Cidade. A Lagoa foi construída entre os anos de 1964 e 1968, durante o mandato do prefeito Nivaldo Krüger, criador da lenda que justifica o nome da mesma. Segundo ele, onde se situa a lagoa, antes havia uma canhada, terreno baixo entre duas colinas, na qual os índios Dorin, habitantes destas paragens, preparavam-se para um combate contra seus rivais. Ao irem para o combate, os inimigos foram vencidos, mas o cacique não retornou, deixando sua noiva. Anos depois, os Dorin encontraram a brotar das fendas da laje na canhada, onde ficara a noiva, duas vertentes de águas cristalinas. Assim nasceu a Lagoa das Lágrimas.
Disponível em: https://goo.gl/23Wg7A. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://binoculobrasil.besaba.com/cultura/guarapuava-e-suas-lendas-a-lenda-da-lagoa-das-lagrimas/. Acesso em: jul. 2017.
Disponível em: http://oproximoroteiro.blogspot.com.br/2010/09/lagoa-das-lagrimas-uma-historia-de-amor.html. Acesso em: jul. 2017.
Nota-se, em terceiro plano, à esquerda, a Mitra Diocesana de Guarapuava


Assuntos:
Cidades e vilas; Clero; Edifícios públicos; Guarapuava (PR); Habitações; Igrejas (Edifícios); Lagoas; Paraná; Praças; Prefeituras; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Casa Paroquial; Catedral Diocesana Nossa Senhora de Belém; Igreja Matriz de Guarapuava; Praça da Matriz; Praça Nove de Dezembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página