Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50097
Código de Localidade: 3300704
Município: Cabo Frio
Tipo de material: fotografia
Título: Salinas da [Sal Cisne S. A. : vista panorâmica da cidade] : Cabo Frio, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Sal Cisne S. A., cuja razão social é Refinaria Nacional de Sal S.A., instalou-se nas Salinas de Cabo Frio em 1949.
Em razão das características naturais do espaço como: relevo plano, sol praticamente o ano todo – ventos constantes, baixo índice de pluviosidade e a presença da lagoa de Araruama que, além de salgada, contempla um índice de salinidade maior que o do mar – esta região é conhecida como uma das áreas mais propícias para a produção de sal no Brasil.
Com o objetivo de produzir sal refinado a partir da salmoura proveniente das Salinas Ponta do Costa, a Refinaria adquiriu equipamentos de evaporação forçada a vácuo.
Foi assim que, em 1951, iniciou-se a produção do Sal Cisne, numa instalação comprada na Alemanha, com capacidade de produzir 50 toneladas de sal refinado a vácuo por dia.
Em 1968, adquiriu a Salinas Viveiros. Em 1974, começa a operar o primeiro de quatro novos evaporadores da Usina II. Entre 1972 e 1978, construiu cerca de 90 mil metros quadrados de tanques em concreto para o armazenamento de 350.000 metros cúbicos de salmoura. Em 1987, foi construída a Usina III, para a fabricação do Sal Clipper – sal refinado por moagem hidromecânica.
Em 1997, foi construída uma unidade para produção de sal com teor reduzido de sódio, o Cisne Light.
Em 2003 foi inaugurada uma nova planta, com ambiente controlado, para produção de Cisne Líquido, sachês e saleiros Ovo e Cozinha.
Em 2004 entrou em operação um novo secador automático com leito fluidizado, para maior controle de secagem do produto final e economia de energia. No mesmo ano, foi construído um novo laboratório de análises físico-quimícas que permitiu incorporação de novas análises, inclusive microbiológicas, garantindo maior precisão nos resultados das mesmas.
Em 2005 foi desenvolvido um novo processo para fabricação de sal com altíssimo grau e pureza, sem restrição de quantidade, que é destinado à fabricação de soluções para hemodiálise.
Entre 2008 e 2009 foi incorporado em novo sistema de empacotamento com maior produtividade e melhores condições ambientais de envase.
Hoje a Refinaria conta com um quadro de aproximadamente 600 funcionários e uma capacidade produtiva de 20.000 toneladas/mês.
Disponível em: http://www.salcisne.com.br/empresa.php. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Cabo Frio (RJ); Cidades e vilas; Habitações; Rio de Janeiro (Estado); Salinas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Refinaria Nacional de Sal S.A.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página