Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50059
Código de Localidade: 3131703
Município: Itabira
Tipo de material: fotografia
Título: Pico do Cauê : Itabira (MG)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Aos pés do Pico do Cauê foi construída a vila que deu origem à cidade de Itabira. No início do século XX, descobriu-se que o local guardava uma das maiores jazidas de minério de ferro do mundo. Em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce entra em atividade e a exploração atinge escala industrial. Em 1973, a Mina de Cauê se tornou a maior frente de extração do mundo ocidental.
Após anos de extração, a Mina de Cauê começou a dar sinais de esgotamento do minério de ferro. Em 2011, a mineradora Vale deu início a um conjunto de medidas referentes ao processo de revegetação do antigo Pico do Cauê. A ocupação do local, licenciada pelas autoridades ambientais responsáveis, prevê uma disposição controlada de material na área. O objetivo, segundo a Vale, é o reaproveitamento da área minerada, que será devidamente recuperada para reabilitação ambiental e paisagística.
O Pico do Cauê está presente nos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, através do poema “A Montanha Pulverizada”, publicado em 1973.
Disponível em: http://www.viacomercial.com.br/itabira-antigo-pico-do-caue-tera-nova-visao-paisagistica-apos-mineracao/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://revistadoispontos.com/trilha-do-minerio/o-que-resta-da-montanha/. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos:
Itabira (MG); Minas Gerais; Montanhas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página