ID: 49729
Código de Localidade: 4101507
Município: Arapongas
Tipo de material: fotografia
Autor: Ogawa, Tomio
Título: Grupo Escolar de Arapongas : Arapongas, PR
Local: Arapongas [PR]
Editor: Foto Avenida
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Grupo Escolar de Arapongas, atual Grupo Escolar Marquês de Caravelas, foi fundado em 19 de outubro de 1943, no Governo do Prefeito Miguel Blasi de Londrina.
Foi construído pela iniciativa de Antônio Garcez Novaes, Deodato Atero França e outros, que se cotizaram angariando materiais como madeira, pregos, etc.., além da mão de obra, utilizada dos moradores da cidade.
O prefeito de Londrina, Senhor Miguel Blasi cedeu as primeiras professoras Municipais no início do ano de 1943, bem como a primeira diretora do Estabelecimento que foi a senhora Aracy C. França. As primeiras professoras do Grupo Escolar de Arapongas foram Nilda Dutra Cordeiro, Antonieta Torres Wagner, Francisca Dutra Cordeiro, Ilda Gonçalves, Ezequias Gonçalves, Maria de Lourdes Novaes, Ivone Martins, Nadir Siqueira Mendes e Clara Cavalete.
No ano de sua fundação o número de alunos foi de 186, distribuídos em 3(três) salas de aulas do Estabelecimento.
Em 1944 passou a dirigir o Estabelecimento, a professora Odete Bassan Caron, já como professora Estadual.
Somente em 1945, sob a direção do senhor Antonio de Almeida Garret é que as professoras em exercício desde 1943 tomaram posse oficialmente do cargo de professoras do Grupo Escolar de Arapongas, em julho do mesmo ano, conforme consta do primeiro livro de Termos e Compromissos.
Em 1946, sendo diretora a Sra. Ivone Waldach Brunetti, o número de alunos foi elevado a 636. Ainda neste ano o Grupo esteve sob a direção de Argenide Nalim Malgueiro, cuja gestão se estendeu até 1951, terminando o ano com 1.245 alunos em 1949, no Governo de Moisés Lupion, com a nova construção do prédio realizada e inaugurada. Enquanto se construía o novo prédio, as aulas eram ministradas nas diversas salas alugadas, em vários pontos da cidade.
No ano de 1951, volta a assumir a direção a senhora Odete Bassan Caron que dirigiu o Estabelecimento até 1953.
De 1954 até 1980 funcionou no prédio do Colégio Estadual Marquês de Caravelas o Colégio Comercial De Arapongas.
Em 1980 houve um decreto de reorganização das escolas, decreto nº 2673/80 de 21/07/80, e o Colégio Comercial passou a fazer parte do Colégio Estadual Marquês de Caravelas.
A seguir em 1955, a direção do Estabelecimento passou a cargo do Senhor Lauro de C. Ramos. Foi neste ano que ocorreu a mudança do nome do Grupo Escolar de Arapongas para Grupo Escolar Marquês de Caravelas. O nome Marquês de Caravelas resultou de uma homenagem ao Sr. José Joaquim Carneiro de Campos, político brasileiro que recebeu o título de Marquês de Caravelas pelos relevantes serviços prestados ao País.
Disponível em: http://migre.me/wnPLq. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wnPOI. Acesso em: abr. 2017.


Assuntos: Arapongas (PR); Edifícios escolares; Escolas; Paraná
Título Secundárias: Colégio Comercial De Arapongas; Colégio Estadual Marquês de Caravelas; Grupo Escolar Marquês de Caravelas