ID: 49606
Código de Localidade: 5003207
Município: Corumbá
Tipo de material: fotografia
Título: Jardim Público : Edifício IOSA. : Corumbá, MS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1968
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Jardim Público, conhecida também como Praça da Independência e Jardim da Independência, está localizada no Centro da Cidade, começou a ser construído em 1915, com a função inicial de abrigar o zoológico da cidade. Foi inaugurada em 1917.
A praça é toda murada em mármore com portões de ferro, possuindo um coreto em forma octogonal que foi importado da Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa.
Quatro esculturas se destacam representando as estações do ano, esculpidas em Pisa (Itália), em pedra de mármore de Carrara e doadas por um conde italiano que veio caçar no Pantanal.
Os corumbaenses reverenciam, na praça, os heróis da Guerra do Paraguai e da 2ª Guerra Mundial.
Seus jardins são destacados pela presença de árvores centenárias, ornamentados com três lagos rasos. O coreto encanta com suas linhas moldadas em ferro e ainda cumpre seu papel musical abrigando bandas do exército em solenidades e servindo de palco para inúmeros eventos artísticos, culturais e folclóricos da cidade.
Disponível em: http://migre.me/wi0tH. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wi0QS. Acesso em: jan. 2017.
O Edifício IOSA foi inaugurado 1959, empreendimento que tinha à frente o grande empresário corumbaense, Salim Kassar, também um dos sócios-fundadores do Moinho Matogrossense, construído na mesma época. Contrapondo-se à modesta verticalização do Grande Hotel, o IOSA foi o primeiro arranha-céu construído na cidade.
Com seus 13 andares, seu programa continha uma sobreloja com salas para escritórios e, no térreo, lojas voltadas para a rua, bem como um grande espaço para cinema onde, por muitos anos, funcionou o Cine Tupi. Com seu interior ricamente trabalhado pelas soluções modernas, o grande destaque na sala do cinema eram as paredes laterais à tela de projeção, que continham, um valioso e expressivo painel artístico em alto-relevo e com iluminação de néon, representando cena regional, destacando os habitantes indígenas, a fauna e a flora pantaneira. Este trabalho foi realizado pelo Professor Burgos, tratamento pelo qual era conhecido, o pintor e escultor espanhol, que se radicou (e faleceu) em Corumbá. O Cine Tupi onde se apresentaram destacados artistas da Música Popular Brasileira da época, como Elis Regina, Zimbo Trio, dentre outros, após anos com suas instalações fechadas, foi destruído, em consequência de um incêndio provocado, supostamente, por cigarro lançado do alto do edifício.
A fachada do IOSA, de linhas retas, pintadas uniformemente e desprovidas de enfeites, pode ser associada à solução estrutural em “grelhas”. Característica incorporada pela Arquitetura Moderna, as “grelhas” constituíam-se em vãos regulares resultantes do posicionamento somente de vigas e pilares, vedados pelas esquadrias, sem a utilização de alvenarias de tijolos nos peitoris.
O Edifício IOSA está localizado na Rua 13 de Junho, entre as ruas Frei Mariano e Quinze de Novembro.
Disponível em: http://migre.me/wiPpz. Acesso em: mar. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wiPGD. Acesso em: mar. 2017.


Assuntos: Cinemas; Corumbá (MS); Edifícios; Jardins; Mato Grosso do Sul; Praças
Título Secundárias: Cine Tupi; Edifício Imobiliária do Oeste Sociedade Anônima; Edifício Salim Kassar; Jardim da Independência; Praça da Independência