ID: 49408
Código de Localidade: 3156700
Município: Sabará
Tipo de material: fotografia
Título: Hospital Abreu Guimarães : Sabará, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A história do Hospital Abreu Guimarães teve início quando o Capitão Antônio de Abreu Guimarães resolveu proporcionar a cidade recursos dignos para tratamento médico-hospitalar de doentes. Mais tarde, ao voltar para Portugal confiou à Ordem Terceira do Carmo de Sabará a importância de oitocentos mil réis e propriedades na Rua do Fogo, atual Rua Comendador Viana, para construção de um hospital, a Santa Casa de Sabará. Porque considerava inadequadas as casas da Rua do Fogo e julgar pequeno o subsídio destinado à instalação e manutenção de um hospital, solicitou em 1809, ao Rei Dom João VI do Brasil, Portugal e Algarves para se eximir de tão difícil incumbência, alegando a sua responsabilidade de acabamento da Igreja do Carmo. Como os subsídios do Rei não chegavam, em 1812 os sabarenses resolveram se unir para instalar o seu hospital. A ajuda real só chegou em 1832.
Posteriormente, foi fundada a Irmandade da Misericórdia de Sabará pela Sociedade Pacificadora, Philantrópica e Defensora da Liberdade e Constituição, para substituir a Ordem Terceira do Carmo na direção do Hospital. Em 1848, diante da situação precária que se instalou a administração decidiu não continuar a prestar socorros, uma vez que, além das dívidas, problemas básicos se instauram. Porém alguns sabarenses lutaram para que o hospital continuasse funcionando. Entre eles estava o Barão de Sabará, Teutônio Rodrigues Dourado, Presidente da Irmandade da Misericórdia, que propôs um empréstimo para cobrir todas as despesas sem fixar prazo de ressarcimento. Outra colaboração para o funcionamento do hospital foi a criação em 1853 da Sociedade de Beneficência das Senhoras Sabarenses, que pagavam mensalidades para as despesas necessárias ao hospital.
Em 1888 surgiram as primeiras ideias para a mudança da Santa Casa para outro edifício, que deveria ser construído em local apropriado. Foram escolhidas terras do Hospício da Terra Santa para a construção do hospital no ano de 1889.
A obra, administrada pelo Engenheiro, Doutor Lassance Cunha, em 1896, foi iniciada com recursos da venda do antigo casarão da Santa Casa na Rua do Fogo, e uma pequena poupança. Mesmo assim a Santa Casa teve de reduzir suas despesas e criar uma comissão de sabarenses para pedir auxílios em outras localidades. Os trabalhos da construção entraram em ritmo acelerado. Contudo, um desentendimento surgido entre o Engenheiro e a Direção fez parar a construção e, em 23 de dezembro de 1923, o hospital teve que se transferir para o Largo da Matriz.
De 1923 a 1927, uma nova comissão reiniciou a construção do hospital no Morro da Intendência. Essa comissão, presidida pelo médico e professor de medicina, Dr. Zoroastro Vianna Passos, com ajuda de diversos colaboradores e do Governo Estadual inaugurou, em 1928, o Hospital Abreu Guimarães.
No ano de 1946 a Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira criou a Maternidade Louis Ensch, que posteriormente foi anexada ao conjunto hospitalar da Santa Casa. A multinacional assumiu, praticamente, todas as despesas e toda a administração da Instituição. Em 1978, a companhia patrocinou uma reforma geral em todo o complexo hospitalar da Santa Casa, o Hospital Abreu Guimarães e Maternidade Louis Ensch. Esta parceria foi mantida até fim dos anos 90. Com o término da parceria os investimentos feitos na Santa Casa diminuíram e o hospital não comportou os gastos.
Em junho de 2009, o corpo clínico era composto por apenas 03 médicos, o que levou ao fechamento de todo o hospital. Como a assistência hospitalar não podia parar, o Ministério Público fez uma intervenção e a Prefeitura Municipal de Sabará instalou uma Unidade de Pronto Atendimento numa ala de 27 leitos da Santa Casa e assumiu toda a urgência e emergência do município, desencadeando o descredenciamento da Santa Casa para estes procedimentos. No mesmo ano, foi eleita uma nova Mesa Diretora que se propôs a reverter a situação de inatividade da Instituição, para ressurgir os serviços hospitalares na Santa Casa de Misericórdia de Sabará. Com a ajuda da população e através de doações foi iniciado o processo de revitalização do hospital.
Disponível em: http://www.santacasasabara.org.br/santacasa.htm. Acesso em: jan. 2017.
Inscrição na foto: Santa Casa.


Assuntos: Edifícios hospitalares; Hospitais; Minas Gerais; Sabará (MG); Serviços de maternidade
Título Secundárias: Hospital Abreu Guimarães e Maternidade Louis Ensch; Maternidade Louis Ensch; Santa Casa de Misericórdia de Sabará; Santa Casa de Sabará