Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49078
Código de Localidade: 2207702
Município: Parnaíba
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Normal Francisco Correia : [vista aérea da cidade] : Parnaíba, PI
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola Normal Francisco Correia, que inicialmente era conhecida como Escola Normal de Parnaíba, foi fundada junto ao Ginásio Parnaibano – atualmente Escola Estadual Lima Rebelo –, no dia 11 de Julho de 1927, localizado no início da Rua Grande, depois na Rua Afonso Viseu, e também chegaram a funcionar no atual prédio da Escola Estadual, sendo desmembrado em 1961.
A Escola seguia um modelo tradicional francês e pertencia a rede privada de ensino. Em 21 de Novembro de 1959, devido a oficialização pela lei 1892, a Escola tornou-se pública, havendo também uma mudança no nome para Escola Normal Francisco Correia, em homenagem ao doutor e intelectual Dr. Francisco de Moraes Correia. A razão desta mudança foi a implantação do curso de Pedagogia em Parnaíba que com isso trouxe mais uma opção educacional e de Nível Superior para a cidade.
Com o passar dos anos, a Escola Normal tornou-se um centro de treinamento e aperfeiçoamento de professores no Norte do estado, realizando cursos como Normal Parcelado, atendendo as pessoas de cidades de vizinhas como Luiz Correia, Cocal, Buriti dos Lopes, Luzilândia, Esperantina e Piracuruca. Além disso, levou essa mesma ação pedagógica é levada a cidade de Piripiri, onde realizou cursos para professores das cidades de Pedro II, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Batalha e outras. Vários cursos, treinamentos, seminários e semanas pedagógicas eram realizados envolvendo não só os alunos da Escola, mas como todas as comunidades escolares de Parnaíba em diversos graus de ensino.
Na última década, houve uma série de transformações, sendo uma delas a mudança de Ginásio para Universidade. Segundo relatos da diretora da Escola Normal, houve a extinção do curso Normal Superior em Nível Médio, por conta da lei da educação do ano de 1996 na qual decretava que no prazo de dez anos, todos os professores teriam de ter Nível Superior, com exceção dos normalistas que foram convocados para concluírem o Nível Superior.
Em 2003, só se tinha as turmas do segundo ano e terceiro ano.
Em 2005, a Escola Normal Superior só ofertou o quarto ano complementar para os normalistas já concludentes.
No ano de 2006, foi instituído o Instituto de Educação Antonino Freire (ISEAF), no qual durou de 2006 a 2011.
Com a mudança de governo o curso Normal Superior, foi transferido para a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com isso a Escola Normal Superior passou a ser uma Escola de Nível Médio.
Disponível em: http://balveshistory.blogspot.com/2012/06/pesquisa-etnografica-sobre-escola.html. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Cidades e vilas; Edifícios escolares; Escolas; Habitações; Parnaíba (PI); Piauí; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Escola Estadual Lima Rebelo; Escola Normal de Parnaíba; Escola Normal Superior; Ginásio Parnaibano; Instituto de Educação Antonino Freire; UESPI; Universidade Estadual do Piauí


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página