Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49036
Código de Localidade: 2207702
Município: Parnaíba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça da Graça : Associação Comercial de Parnaíba : Igreja Nossa Senhora das Graças : Parnaíba, PI
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça da Graça foi inaugurada em 1917 pelo intendente Nestor Veras. Antes de sua fundação, a Praça era chamada de Lagoa da Onça nos tempos das feitorias do Porto das Barcas, e anos mais tarde recebeu o nome de Largo da Matriz.
No local, foi dado o grito da independência do Brasil, em 19 de outubro de 1822.
Na Praça, encontra-se o monumento histórico denominado Marco Zero que retrata o zero quilômetro das estradas vicinais. Além disso, estão localizadas as Igrejas Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Rosário.
Em 2011, a Praça foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN).
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/354/. Acesso em: jan. 2017.
Disponível em: http://historiaepensamentophb.blogspot.com/2012/06/praca-da-graca-coracao-da-cidade.html. Acesso em: jan. 2017.
A Associação Comercial de Parnaíba foi fundada em 14 de janeiro de 1917.
Em 7 de Julho de 1993, foi inaugurada sua sede própria doada pelo Governo do Estado do Piauí, onde foi transferida para o restaurado armazém do Complexo Arquitetônico Porto das Barcas.
Em 8 de agosto de 2012, foi aprovada a alteração de sua razão social em uma Assembleia Extraordinária para Associação Comercial e Industrial de Parnaíba, mantendo sua designação pela sigla original, ACP.
Hoje, no Edifício, funciona o Hotel Delta e Shopping Delta.
Disponível em: http://www.acpar.com.br/acp. Acesso em: jan. 2017.
A Igreja Nossa Senhora das Graças foi construída no período de 1770 a 1795 por Domingos Dias da Silva e Simplício Dias da Silva, que é o fundador da cidade.
Há registros desta Igreja e da presença de sacerdotes desde 1764. Ainda no século XVIII um Templo maior foi construído, substituindo o Antigo e foi fruto da mobilização do povo e de líderes da sociedade local, destacando João Paulo Diniz, que se encarregou da Capela Mor. Os demais recursos financeiros conseguidos dentre o povo foram empregadas no acabamento das duas torres. Não há documentos que provem as datas específicas do início desta reforma, porém, na fachada principal da Igreja o ano de 1770 marca esta fase e marca o nascimento de Simplício Dias, que deu continuidade ao projeto de seu pai, Domingos Dias da Silva, no referente à Igreja, pai e filho estão sepultados no Templo. Em 1777 se dá aprovação para a benção da Igreja e 1795 a conclusão da edificação, marcada pela entronização da imagem de Nossa Senhora das Graças, que fora trazida de Portugal e ficara, até 2014 em Piracuruca.
Em 1805 homologou-se a criação da Paróquia sob a administração do Bispo Dom Luis de Brito Homem, sendo a Diocese criada em 1944 e instalada em 1945.
Nos livros de Tombo estão os registros de diversas reformas de grande e pequena dimensões, que mudaram ou restauraram aspectos da Igreja que apresenta duas torres; internamente tem o formato de uma cruz, por conta das capelas laterais do Santíssimo sacramento e a do Bom Jesus dos Passos; diversas sepulturas se encontram nas suas grossas paredes; o pórtico, a pia e o lavabo são de mármore e o altar-mor é revestido na parte superior, em ouro tendo no alto.
Inicialmente a imagem de Cristo Rei substituída posteriormente pela imagem de Cristo Crucificado e mais abaixo, a de nossa Senhora das Graças. A história da Educação de Parnaíba está ligada à Catedral pela iniciativa de seus párocos mobilizou a comunidade e os órgãos eclesiásticos, em prol da instalação de núcleos institucionais como o Colégio Nossa Senhora das Graças, o Colégio Diocesano e a Faculdade de Teologia.
O processo de independência do Brasil, a Confederação do Equador a Abolição da Escravidão, a República e flagelos como secas e inundações, são acontecimentos que se conjugam com a História da Catedral-Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, patrimônio da cidade de Parnaíba. Disponível em: http://patrimoniohistoricophb2014.blogspot.com/2014/12/igreja-nossa-senhora-da-graca-catedral.html. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Associações comerciais; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Lagoas; Parnaíba (PI); Piauí; Praças

Título Secundárias: ACP; Associação Comercial e Industrial de Parnaíba; Catedral-Matriz de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça; Hotel Delta; Lagoa da Onça; Largo da Matriz; Shopping Delta


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página