Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49004
Código de Localidade: 2103000
Município: Caxias
Tipo de material: fotografia
Título: [Balneário] Veneza : Caxias, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Balneário Veneza tem como origem o Sítio Carreiro, de propriedade do Sr. João Lima Carneiro, onde este explorava uma pequena lavoura de cana-de-açúcar. Mais tarde o sítio foi adquirido pelo industrial Altino Bittencourt, que lhe deu o nome de Sítio Veneza. Anos depois, o Sítio foi adquirido por Cezário Lima, que o vendeu a Francisco Raimundo Vilanova, tendo este aumentado a lavoura de cana e estabelecido ali um engenho a vapor e uma fábrica de rapadura e aguardente, durante 21 anos.
Em 1919, o vigário da Paróquia, Padre Chevarria, espanhol, descobriu que a água que banhava o canavial do Sítio era mineral.
O Balneário Veneza é conhecido por seu lago, o qual, segundo alguns estudos, possui uma lama negra com efeitos medicinais devido seu alto teor de enxofre, podendo ser usada no tratamento de doenças da pele. O uso medicinal da lama foi divulgado após uma análise química da água que banha o Balneário, feita por um laboratório de Paris, em 1929. Outra análise, feita em 1943 por técnicos do Ministério de Minas e Energia, constatou a existência de 27 elementos químicos na composição da água do Balneário.
O Alvará n°1842/76, do Ministério das Minas e Energia, descreve a área do Balneário como tendo 50 hectares. Os croquis antigos o apresentavam com área retangular de 1000 m de comprimento e 500 m de largura.
Disponível em: http://caxiasmaranhaoma.blogspot.com/2013/01/balnearioveneza-o-balneario-veneza-e-um.html. Acesso em: jan. 2017.


Assuntos:
Caxias (MA); Estações de águas; Maranhão; Sítios

Título Secundárias: Sítio Carreiro; Sítio Veneza


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página