ID: 48819
Código de Localidade: 3548807
Município: São Caetano do Sul
Tipo de material: fotografia
Título: Centro de Recuperação Infantil Maria do Carmo de Abreu Sodré : São Caetano do Sul, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Centro de Recuperação Infantil Maria do Carmo de Abreu Sodré foi criado pela Lei Municipal nº 2.445, de 15 de setembro de 1977.
Na verdade, nasceu em 22 de março de 1968 com esse nome.
O Centro é pioneiro na América Latina no atendimento em surdocegueira, e com o passar do tempo, ampliou seus serviços com o atendimento a educandos com surdez.
Em 1998, a fim de atender as mudanças legislativas da época, a Escola mantida pela Fundação Municipal de Assistência Social – FUMAS – passou a se chamar Escola de Educação Básica Anne Sullivan, mais uma vez ampliando seus serviços, passou a atender educandos com transtorno do espectro do autismo e paralisia cerebral.
Com a corrente mundial da inclusão da pessoa com deficiência, em 2009, e com o apoio da Secretaria de Educação, a Fundação Municipal Anne Sullivan passa a ser responsável pelo Programa de Inclusão Educacional no município, visando atender os educandos com deficiências, transtorno global do desenvolvimento e superdotação, que estivessem matriculadas na rede municipal, dando suporte a essas escolas. Ao longo desse ano, a Fundação realizou um levantamento cadastral dos educandos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede, bem como iniciou orientação quanto à implantação das salas de recursos. No mesmo ano, encaminhou para a rede regular, com supervisão e acompanhamento diário da equipe, os educandos surdos do Ensino Fundamental II, com disponibilidade de profissionais da Fundação Municipal de Ação Social, atuando na própria escola como intérpretes, sob a coordenação de profissionais também da própria Fundação.
No contra-turno, os educandos frequentavam o Atendimento Educacional Especializado na Escola Anne Sullivan, e no ano de 2010 o contra-turno já era realizado na própria escola com profissionais da Fundação. Concomitante a esse programa inclusivo, foi oferecido aos profissionais da escola, cursos de Língua Brasileira de Sinais no próprio ambiente inclusivo, com professor especializado. Paralelo ao suporte inclusivo aos surdos, ocorria a atuação dos profissionais da FUMAS, com visitas às escolas, acompanhando e orientando os professores da rede regular desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Ensino de Jovens e Adultos, que possuíam em suas classes, educandos com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Superdotação.
Em 2012, com o ingresso das Professoras Especialistas em Inclusão, a Fundação Municipal de Assistência Social organizou e executou cursos de formação com orientações para a atuação desses profissionais na Rede Regular, com supervisão e acompanhamento da Equipe de Inclusão desta Fundação.
Com o passar dos anos, a Escola muda de nome por duas vezes: a primeira é denominada como Escola de Educação Especial Anne Sullivan e a segunda, e atual, Fundação Municipal Anne Sullivan.
Atualmente, a Equipe Técnica da FUMAS se dedica ao atendimento terapêutico nas áreas acima citadas, dos educandos da Escola e os educandos com deficiências como a Surdocegueira, Surdez, Transtorno do Espectro do Autismo, Paralisia Cerebral e outras síndromes, matriculados na rede.
Ao longo dos anos, e frente ao processo de Educação Inclusiva oferece o Atendimento Educacional Especializado, no contra-turno, para os educandos com deficiências matriculados na Rede Regular e que necessitam de apoio inclusivo.
Gradativamente, a Fundação amplia seus atendimentos, para, cada vez mais, efetivar eficiência na atenção aos educandos do município.
Disponível em: http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/autarquias/fundacao-anne-sullivan.html. Acesso em: dez. 2016.
Disponível em: http://www.fpm.org.br/admin/imagens/raizes/raizes_012.pdf. Acesso em: dez. 2016.
Assuntos: Educação; São Caetano do Sul (SP); São Paulo (Estado); Surdos
Título Secundárias: Escola de Educação Básica Anne Sullivan; Escola de Educação Especial Anne Sullivan; Fundação Municipal Anne Sullivan