Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48367
Código de Localidade: 3525300
Município: Jaú
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Profissional Secundária Mista Joaquim Ferreira do Amaral : Jaú, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Escola Profissional Secundária Mista Joaquim Ferreira do Amaral, inaugurada em 1942, funciona como a chamada 1ª série vocacional com os cursos Industrial Sásico de Fundição, Mecânica de Máquinas, Marcenaria e Corte e Costura.
Um ano depois, seu nome passa a ser Escola Industrial Joaquim Ferreira do Amaral e, em 1951, Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral.
Na década de 60, devido à grande procura profissional, foi necessário a Escola criar os Cursos Noturnos de Torneiros e Ajustadores Mecânicos. Mais uma vez, o nome da Escola muda para Ginásio Industrial Estadual Joaquim Ferreira do Amaral, oferecendo seus cursos de 5ª a 8ª série do então 1º Grau.
Já na década seguinte, a Escola leva o nome de Colégio Técnico Industrial de Jaú e teve seus cursos transformados em Cursos Técnicos de 2º Grau com os cursos de Economia Doméstica, Eletromecânica e Mecânica e com a grande demanda que seus cursos tiveram.
Em 1976, foi inaugurado o seu outro prédio, no terreno ao lado, chamado até os dias atuais de Prédio Novo, recebendo o nome de Centro Estadual Interescolar Joaquim Ferreira do Amaral e os cursos de Técnico em Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Enfermagem e Nutrição e Dietética foram criados e instalados ficando assim extinta a 5ª série e, consequentemente, o ensino de 1º grau.
Em 1978, a Escola tem seu nome alterado, sendo denominado de ETESG – Escola Técnica Estadual de Segundo Grau – Joaquim Ferreira do Amaral.
Já em 1985, o ETESGJFA passa a integrar às escolas da DISAETE – Divisão de Supervisão e Apoio às Escolas Técnicas Estaduais – cujo Órgão pertence à Secretaria da Educação.
Em fins de 1991, a Escola é transferida para a DEET – Divisão Estadual de Ensino Técnico – da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Recém inaugurada, estabeleceu o funcionamento do ensino técnico e de segundo grau integrados.
Em 1993, passa a ser uma das Unidades de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza onde permanece até hoje com os cursos: Ensino Médio e Ensino Técnico em Administração, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Mecânica, Nutrição e Dietética e Segurança do Trabalho abrangendo as áreas de Indústria, Saúde e Serviços do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, tornando assim, no início de 1994, a ser chamada de ETE – Escola Técnica Estadual – Joaquim Ferreira do Amaral.
No final da década de 90, o curso técnico integrado ao Nível Médio é reorganizado, passando a funcionar em sistema de ciclos, podendo então o aluno concluir o curso técnico após a conclusão do ensino médio ou cursar o ensino técnico em concomitância com o médio.
Atualmente, a Escola é denominada de Etec Joaquim Ferreira do Amaral. A mesma participa do plano de expansão das escolas técnicas com a instalação, no segundo semestre de 2009, de dois novos cursos tais como: Técnico em Contabilidade e Técnico em Transações Imobiliárias, que são ministrados nas dependências da Escola Estadual Professor Túlio Espíndola de Castro, em Jaú.
Disponível em: http://www.etecjau.com.br/etecjau/links/aetec/aetec.php. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Escolas públicas; Jaú (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Centro Estadual Interescolar Joaquim Ferreira do Amaral; Colégio Técnico Industrial de Jaú; Escola Industrial Joaquim Ferreira do Amaral; Escola Técnica Estadual de Segundo Grau Joaquim Ferreira do Amaral; Escola Técnica Estadual Joaquim Ferreira do Amaral; Escola Técnica Joaquim Ferreira do Amaral; Ginásio Industrial Estadual Joaquim Ferreira do Amaral


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página