Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48313
Código de Localidade: 4202008
Município: Balneário Camboriú
Tipo de material: fotografia
Título: [Avenida Brasil] : Cinerama Delatorre : Balneário Camboriú, SC
Local: Curitiba
Editor: Paraná Cart
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No dia 5 de setembro de 1967, Eduardo Delatorre inaugurou o Cinerama Delatorre, situado na Avenida Brasil, n° 1695. Sua inauguração foi um grande acontecimento na cidade e estiveram presentes o prefeito eleito de Balneário Camboriú, Higino João Pio e todos os Vereadores. A benção religiosa nas instalações foi procedida por Frei Mário, padre da paróquia e o discurso inaugural foi feito por Dr. Wilfredo Eugênio Curlin, renomado advogado e diretor do Jornal a Nação, de Itajaí. O cronista social Sebastião Reis, também do Jornal A Nação, foi o responsável pela cobertura jornalista.
Em 1973 Eduardo Delatorre construiu o “Auto Cine”, situado na Avenida do Estado, com capacidade para 350 automóveis.
Com a inauguração do Cinerama Delatorre, as atenções de toda região e do estado, se voltaram para Praia de Camboriú, já que era a maior área de entretenimento do Estado de Santa Catarina, sendo o segundo Cinerama instalado no país e o único em Santa Catarina.
O Cinerama Delatorre se constituiu em legítimo orgulho para os moradores da então Praia de Camboriú. O cinema foi construído dentro dos melhores padrões de salas de exibição do país. Os projetores eram lançamentos, importados de Milão, na Itália, possibilitando a exibição de filmes em 70 mm (Cinerama).O Cinema foi considerado o melhor existente no sul do Brasil, pois utilizava uma tecnologia de projeção de última geração, existente apenas no Cine Comodoro, em São Paulo.
A primeira sessão do Cinerama Delatorre se realizou em 05 de Setembro de 1967, às 20:30, com o filme “A Epopéia dos Anos de Fogo”.
O movimento foi imediato e em todos os finais de semana as sessões ficavam completamente lotadas. Todas as personalidades que na década de 60 que visitavam a Praia de Camboriú frequentavam o Cinerama. O Cinerama tornou-se um lugar de interação social e entretenimento mais importante do que em outras cidades por ser o ponto de encontro das dos residentes, dos turistas e das autoridades locais, estaduais e federais.
O cinema fechou em 1995.
Disponível em: http://www.misbc.com.br/linhadotempo.aspx. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/05/cinerama-resgata-o-charme-dos-cinemas-de-rua-em-balneario-camboriu-4126610.html. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Balneário Camboriú (SC); Cinemas; Ruas; Santa Catarina

Título Secundárias: Av. Brasil


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página