ID: 48140
Código de Localidade: 3504107
Município: Atibaia
Tipo de material: fotografia
Título: Congada : [Igreja Nossa Senhora do Rosário] : Atibaia, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Congada é uma manifestação folclórico-religiosa, de origem africana, trazida pelos escravos. É um forte referencial da expressão cultural paulista. Trata-se de um bailado guerreiro, de caráter religioso, que representa a luta entre o bem e o mal.
É constituída por cortejos com danças coletivas, que representam ou não um auto. Cada grupo de Congos em Atibaia denomina-se terno e é caracterizado pela cor da farda.
Antigamente, durante as festas de Natal, os escravos vindos das fazendas com seus senhores, ficavam na Rua 13 de Maio até o Dia de Reis, promovendo suas festas. Desse fato surgiu a tradição das congadas durante a época natalina e as comemorações de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário que incluem a alvorada, missas e procissões. Os grupos também homenageiam no dia 24 de junho o padroeiro de Atibaia, São João Batista, participando da alvorada, do desfile cívico e da procissão.
Cerca de 200 pessoas dançam nos grupos de Congadas, que se apresentam no Encontro Regional de Folclore e de outras festas religiosas nas cidades da região.
A Congada é organizada pela Paróquia de São João Batista e um grupo de festeiros. A Paróquia organiza o calendário das festividades onde os ternos de Congos participam, levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito e descida dos mesmos.
Disponível em: http://migre.me/v017I. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www.atibaia.com.br/cidade/noticia.asp?numero=1. Acesso em: set. 2016.
A construção da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Atibaia iniciou-se em 1763 pelos escravos, impedidos de frequentar a igreja tradicional da cidade, a Igreja Matriz de São João Batista. A obra foi concluída em 1817. A partir dessa data, os escravos puderam realizar cultos à Nossa Senhora do Rosário. Antes de chegar à arquitetura atual, a igreja passou por várias reformas. A primeira aconteceu em 1914, quando um raio atingiu sua torre, que começou a ruir. A obra foi finalizada e entregue à população em 1916.
Há alguns anos a Igreja do Rosário passou a ser também palco de apresentações de corais e de música erudita.
Disponível em: http://www.atibaia.com.br/turismo/turismo.asp?numero=12. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www.atibaiamania.com.br/fotos_antigas/rosario_1945_g.asp. Acesso em: set. 2016.
Inscrição na foto: Hasteamento do mastro.
Assuntos: Atibaia (SP); Festas folclóricas; Festas religiosas; Igrejas (Edifícios); Procissões religiosas; São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Igreja do Rosário; Praça do Rosário