ID: 48068
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: Ponte Internacional [Agustin Justo - Getúlio Vargas : Paróquia Nossa Senhora do Carmo] : Uruguaiana, RS
Local: São Paulo
Editor: Casa Ed. Ambrosiana
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Ponte Internacional Agustin Justo - Getúlio Vargas liga Uruguaiana Brasil a Paso de Los Libres, na Argentina e foi a primeira ponte construída entre Brasil e Argentina e a maior da América do Sul na década de 40.
A ponte era um desejo de comerciantes brasileiros e argentinos e a pedra fundamental foi lançada pelos então presidentes de Brasil e Argentina, Getúlio Vargas e Augustin Justo.
O objetivo da ponte era facilitar o comércio já existente entre os dois países.
Foi acordado que a construção da ponte seria dividida em duas partes iguais, ficando sob a responsabilidade de cada país a construção de sua parte, mas sendo o ferro utilizado, brasileiro e o cimento argentino.
Em 21 de maio de 1947, a Ponte Internacional Augustin Justo - Getúlio Vargas foi inaugurada pelos presidentes Juan Domingo Perón e Eurico Gaspar Dutra, contando com presença da primeira-dama da Argentina, Evita Perón.
A ponte mede 1.419 metros e tornou Uruguaiana o maior porto seco do país. Passam pela ponte uma media de 10 mil caminhões por mês.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/turismo.html. Acesso em: set. 2016.
Uruguaiana foi a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber os Frades Carmelitas Descalços
No dia 28 de abril de 1911, chegaram em Uruguaiana com o Frei Constâncio, o Frei Julião de São José, Frei Manoel da Mãe de Deus, Frei Serafim de Santa Teresa, Frei Paulino de São José, e os Irmãos Nicolau da Virgem do Carmo e Lourenço de São Martinho. No dia 7 de maio de 1911, na festividade de São José, tomaram posse da Capela dedicada à Imaculada Conceição, situada no Porto, na Rua Vasco Alves.
O primeiro convento provisório foi um pequeno prédio urbano localizado na Rua Duque de Caxias Nº 39. Em 1912 os frades conseguiram adquirir uma casa com um terreno que estava localizado ao lado da capela, sendo este o segundo convento provisório. Somente em 24 de novembro de 1945 foi inaugurado o novo e definitivo convento.
Em 1928, D. Hermeto José Pinheiro entregou aos carmelitas a então fundada paróquia da Imaculada Conceição, que começou a funcionar na própria Capela do Porto.
Em 16 de julho de 1933 na solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, lançou a benção sobre a pedra fundamental do novo templo a ser levantado em substituição da capela.
A nova igreja, denomina Nossa Senhora do Carmo, foi construída em estilo gótico. O autor do projeto foi o arquiteto Mariano de São José.
Em 31 de dezembro de 1934 o bispo diocesano D. Hermeto inaugurou a nave direita que serviria de capela provisória. Com essa inauguração as obras pararam e somente em 1º de julho de 1949 as obras recomeçaram. A Igreja foi concluída em 1960.
A Igreja possui uma estátua de Nossa Senhora do Carmo esculpida em madeira de Pau-Brasil. Foi esculpida em Portugal, pelo escultor José Ferreira Thedin, e foi para Uruguaiana de navio pelo Uruguai.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/turismo.html. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://paroquiadocarmouruguaiana.blogspot.com.br/p/nossa-historia.html. Acesso em: set. 2016.
Assuntos: Capelas; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Pontes; Rio Grande do Sul; Uruguaiana (RS)
Título Secundárias: Capela do Porto; Capela Imaculada Conceição; Igreja de Nossa Senhora do carmo
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.