Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48060
Código de Localidade: 4322400
Município: Uruguaiana
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Barão do Rio Branco] : Banco do Brasil S. A. : [Palácio Borges de Medeiros : Edifício Pequeno Príncipe : vista panorâmica da cidade : Ponte Internacional Agustin Justo - Getúlio Vargas : Rio Uruguai] : Uruguaiana, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inicialmente denominada como Praça da Rendição, surgiu com a Vila de Uruguaiana em 1846. Em 1871, o Conselho Municipal resolveu que se plantassem mudas de espécies diversas a fim de que a população ali encontrasse refúgio de sombra fresca nos dias de calor.
O nome Praça da Rendição se deve a um fato histórico acontecido na praça, na esquina da Rua Duque de Caxias com a Santana, em frente ao atual Centro Cultural. O coronel Estigarribia, chefe dos paraguaios invasores, entregou sua espada ao Imperador Dom Pedro II, como sinal de rendição das forças sob seu comando. Achavam-se junto ao Imperador o Ministro da Guerra e o Estado Maior, bem como, o General Mitre, argentino, e Venâncio Flores, uruguaio, quando foram entregues as bandeiras paraguaias.
Em 13 de setembro de 1912, foi assinado pelo intendente interino Pedro Souza Passos o decreto n°3, mudando a denominação para Praça Barão do Rio Branco. Possui diversos monumentos e conta com um chafariz, banheiros públicos, um café temático e restaurante.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/secult/Mapa_Turistico_Uruguaiana.pdf. Acesso em: set. 2016.
Em 24 de Abril de 1847 foi solenemente instalada a 1ª Câmara Municipal de Uruguaiana. O Palácio Borges de Medeiros, atual prédio da Câmara foi construído em 1927, em estilo romano. O responsável pelo edifício foi o engenheiro Carlos Schimdth.
Inicialmente abrigou a Delegacia de Polícia e o Presídio. Após passou a abrigar a Secretaria de Educação e Câmara de Vereadores, quando a Secretaria Municipal de Educação mudou-se, a Câmara permaneceu definitivamente no prédio.
Disponível em: http://uruguaiana.rs.leg.br/institucional/historia. Acesso em: set. 2016.
A Ponte Internacional Agustin Justo - Getúlio Vargas liga Uruguaiana Brasil a Paso de Los Libres, na Argentina e foi a primeira ponte construída entre Brasil e Argentina e a maior da América do Sul na década de 40.
A ponte era um desejo de comerciantes brasileiros e argentinos e a pedra fundamental foi lançada pelos então presidentes de Brasil e Argentina, Getúlio Vargas e Augustin Justo.
O objetivo da ponte era facilitar o comércio já existente entre os dois países.
Foi acordado que a construção da ponte seria dividida em duas partes iguais, ficando sob a responsabilidade de cada país a construção de sua parte, mas sendo o ferro utilizado, brasileiro e o cimento argentino.
Em 21 de maio de 1947, a Ponte Internacional Augustin Justo - Getúlio Vargas foi inaugurada pelos presidentes Juan Domingo Perón e Eurico Gaspar Dutra, contando com presença da primeira-dama da Argentina, Evita Perón.
A ponte mede 1.419 metros e tornou Uruguaiana o maior porto seco do país. Passam pela ponte uma media de 10 mil caminhões por mês.
Disponível em: http://www.uruguaiana.rs.gov.br/turismo.html. Acesso em: set. 2016.
O Rio Uruguai possui 2.200 quilômetros de extensão e sua bacia hidrográfica possui, em território brasileiro, 174.533km² de área, o equivalente a 2% do território nacional.
Em função das suas características hidrológicas e dos principais rios formadores, a área foi dividida em 13 unidades hidrográficas, sendo que quatro ficam no estado de Santa Catarina e nove no estado do Rio Grande do Sul. A região possui um total de 384 municípios
O Rio Uruguai nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do Rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata ou Mar del Plata como é mais conhecido e é formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná.
O Rio Uruguai forma-se nas nascentes na Serra Geral em cotas aproximadas de 1800 m com o nome de Rio Pelotas. Somente após receber as águas do Rio Canoas passa a se chamar Rio Uruguai indo na direção geral leste-oeste, até receber, pela margem direita, as águas do Rio Peperi-Guaçu, quando começa a infletir para sudoeste, servindo de fronteira inicialmente entre Brasil e Argentina, até receber o Rio Quaraí, afluente da margem esquerda e que atua como fronteira entre o Brasil e o Uruguai.
Depois de receber as águas do Rio Quaraí, o Rio Uruguai continua para o sul até a localidade de Nueva Palmira, onde deságua no Rio da Prata.
O Rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.
Em relação à vegetação, a bacia apresentava, originalmente, nas nascentes do Rio Uruguai, os Campos e a Mata com Araucária e, na direção sudoeste a Mata do Alto Uruguai, Mata Atlântica.
Disponível em: http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/uruguai.aspx. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: https://goo.gl/8Fy5H1. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Bancos; Câmaras municipais; Cidades e vilas; Delegacias de polícia; Edifícios; Edifícios públicos; Educação; Habitações; Pontes; Praças; Prisões; Rio Grande do Sul; Rios; Uruguaiana (RS); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Câmara Municipal; Delegacia de Polícias; Praça da Rendição; Presídio; Secretaria de Educação


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página