Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47900
Código de Localidade: 3303401
Município: Nova Friburgo
Tipo de material: fotografia
Título: Fábrica de Rendas Arp : [vista panorâmica da cidade] : Nova Friburgo, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A representação da presença alemã em Nova Friburgo é vinculada ao segmento industrial. A partir de 1911, empresários alemães implantaram indústrias têxteis, artigos em couro e metalúrgicas, colocando Nova Friburgo na era industrial. Peter Julius Ferdinand Arp, Maximilianus Falck e Otto Siems compunham, de acordo com o jornal O Friburguense, de 28 de abril de 1935, a Trindade Teutônica, os fundadores das “colméias de trabalho”, inaugurando respectivamente a Fábrica de Rendas Arp, a Fábrica Ypu Artefatos de Tecidos, Couro e Metal S. A. e a Fábrica Filó. O município passou da representação de uma bucólica cidade veranista para uma cidade industrial. A Fábrica de Rendas Arp foi inaugurada em junho de 1911, com 36 funcionários, e maquinário vindo da Europa. A eletricidade, trazida pelo fundador da Fábrica pela compra da Companhia de Eletricidade, incentivou a instalação de outras indústrias, movimentou o comércio, a construção civil, gerou empregos e promoveu o desenvolvimento econômico e social da cidade. Entre 2001 e 2005, a empresa foi premiada quatro vezes como melhor indústria têxtil do Estado do Rio, tornando-se referência nacional no setor e líder nas Américas no mercado de bordados. A empresa era conhecida pela qualidade, uso de máquinas de última geração, investimentos em tecnologia de ponta e pela diversidade dos seus produtos. Em julho de 2011, a empresa anunciou o fim de suas atividades. Na ocasião, a diretoria explicou que não era possível concorrer com os produtos importados de países como a China. Outro fator determinante foram as enchentes de janeiro de 2011, responsáveis pela perda de matéria-prima, prejuízos na estrutura da Fábrica e destruição de cerca de 90% do maquinário. Atualmente, na área da antiga Fábrica, funcionam diversos estabelecimentos como escritórios de advocacia, restaurantes e alguns órgãos públicos como Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).
Disponível em: historiaememoriadefriburgo.blogspot.com/. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://avozdaserra.com.br/noticias/arp-antiga-fabrica-atual-sede-de-empresas-e-futuro-complexo-multiuso. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Cidades e vilas; Fábricas; Habitações; Indústria têxtil; Nova Friburgo (RJ); Rio de Janeiro (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Rendas Arp


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página