Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47872
Código de Localidade: 3303401
Município: Nova Friburgo
Tipo de material: fotografia
Título: [Comunidade Evangélica de Confissão Luterana] : Nova Friburgo, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Sua criação é um marco na história do país, sendo a mais antiga comunidade protestante oficialmente organizada e autorizada a funcionar no Brasil e na América Latina. A fundação aconteceu em maio de 1824 com a chegada de imigrantes alemães. A construção de um local para cultos em forma de templo era proibido na época, e somente em 1857 se construiu um templo. Em 1952 foi inaugurado um novo espaço, que permanece até os dias atuais. O nome da comunidade era Deutsches Evangelische Kirche (Igreja Evangélica Alemã), mas a denominação foi mudada depois da Segunda Guerra Mundial, quando se aboliu o termo Deutsches, adotando Igreja Luterana de Nova Friburgo. Nas décadas seguintes à construção do templo, a comunidade viveu o seu auge em todos os seus quase 190 anos de história, no que diz respeito ao número de membros e influência na sociedade friburguense. Uma curiosidade da época é que entre os suíços havia muitos protestantes, que para conseguirem a condição de imigrantes tiveram que assinar um documento de renúncia à religião. Com a chegada dos protestantes alemães, muitos se encorajaram a voltar à sua origem religiosa. A Comunidade deixou marcas profundas na história de Nova Friburgo: ela fez parte do processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. No início da segunda década do século XX, teve início o processo de industrialização do município, que teve como uma das principais lideranças o imigrante alemão Peter Julius Ferdinand Arp. Com o desenvolvimento industrial, o luteranismo se fortaleceu. Em 1911, a Fábrica de Rendas Arp instalou-se em Nova Friburgo, trazendo muitos técnicos e operários alemães, em sua maioria protestantes. Os investidores, diretores e grande parte das pessoas envolvidas na construção das fábricas fundadas na cidade ao longo das décadas do século XX era de ascendência ou descendência alemã e pertenciam à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana.
Disponível em: http://www.novafriburgoagora.com.br/curiosidade-detalhes/a-comunidade-luterana-de-nova-friburgo-e-a-mais-antiga-do-brasil-e-da-america-latina-7.html. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Igrejas (Edifícios); Nova Friburgo (RJ); Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Comunidade de Confissão Luterana; Confissão Evangélica Luterana; Deutsches Evangelische Kirche; Igreja Evangélica Alemã; Igreja Evangélica Luterana; Igreja Evangélica Lutherana; Igreja Luterana de Nova Friburgo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página