ID: 47742
Código de Localidade: 4301602
Município: Bagé
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Silveira Martins : Capela de Nossa Senhora da Conceição] : Intendência Municipal : Bagé, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Silveira Martins antigamente denominada, Largo do Conde, Praça do Portão, Praça do Mercado, Praça Voluntários da Pátria, Praça do Jardim. Desde 1938 passou a se chamar em homenagem ao político, Praça Gaspar Silveira Martins, que era natural de Aceguá, há registros de seu batizado, datado em 05 de agosto de 1835. Foi um político muito polêmico e era conhecido como o “Sansão do Império” ou “Demóstenes do Pampa”. Faleceu em Montevidéo, no dia 23 de julho de 1901, e seus restos mortais foram trazidos para Bagé e colocados na Catedral de São Sebastião no dia 03 de dezembro de 1920.
A Praça Silveira Martins é uma das praças mais lindas de Bagé, conta com um coreto e excelente área de lazer para a população e visitantes. Em 1908, foram trazidos do Rio de Janeiro dois anjinhos e colocados no centro da Praça, tornando-se uma fonte que atualmente não existe mais.
Disponível em: http://www.bage.rs.gov.br/pontos_turisticos_visualiza.php?id=36. Acesso em: ago. 2016.
As obras da antiga Capela de Nossa Senhora da Conceição foram iniciadas em 1869 e concluídas em 1871.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição veio de Concepción, em 1870, e era uma presa da Guerra do Paraguai. Na Revolução Federalista, em 1893, a Capela foi invadida pelos revolucionários. Em 1930 foi reformada e construída uma torre. A Capela de Nossa Senhora da Conceição foi demolida em 1963 pelos padres capuchinhos e a atual Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em seu lugar, sendo a primeira missa celebrada em 08 de dezembro de 1966.
Disponível em: http://cidadebage.blogspot.com/2011/01/antiga-capela-de-nossa-senhora-da.html. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://www.bage.rs.gov.br/pontos_turisticos_visualiza.php?id=22. Acesso em: set. 2016.
A antiga Intendência Municipal, atual Prefeitura Municipal, inaugurada em 24 de fevereiro de 1900, foi construída na administração de José Octávio Gonçalves. O prédio constituía-se de um salão para o Conselho Municipal, uma sala para o Júri, duas salas para cada Secretaria (Tesouro, Município e Obras Públicas), ante sala e Gabinete do Intendente, Biblioteca, Secretaria do Sub-Intendente, alojamento para a Guarda Municipal e duas prisões.
Na parte térrea, ao lado sul, por muitos anos funcionou como cadeia, e na parte superior, no Salão Nobre, situava a Câmara dos Vereadores. A porta principal original foi readaptada no interior do prédio, a que atualmente se encontra no local, foi doada pelo uruguaio Dr. Roberto Magalhães Suñe, que possui 900 kg de ferro e 600 kg de bronze.
Disponível em: http://www.bage.rs.gov.br/pontos_turisticos_visualiza.php?id=38. Acesso em: ago. 2016.


Assuntos: Alojamentos; Bagé (RS); Bibliotecas (Edifícios); Câmaras municipais; Capelas; Edifícios públicos; Guardas municipais; Igrejas (Edifícios); Praças; Prefeituras; Prisões; Rio Grande do Sul
Título Secundárias: Alojamento da Guarda Municipal; Biblioteca; Cadeia; Câmara dos Vereadores; Largo do Conde; Praça do Jardim; Praça do Mercado; Praça do Portão; Praça Gaspar Silveira Martins; Praça Voluntários da Pátria; Prefeitura Municipal; Prisão