Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47566
Código de Localidade: 3513504
Município: Cubatão
Tipo de material: fotografia
Título: Estação de Tratamento de Água : Rio Cubatão : Refinaria Presidente Bernandes : Cubatão, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Estação de Tratamento de Água em Cubatão (ETA3), é considerada a principal responsável pela produção de água tratada na região. Inaugurada em 1963, a unidade abastece também as cidades de Guarujá e Praia Grande.
A Estação fica localizada na Via Anchieta, Km 54 no Bairro Fabril.
Disponível em: http://migre.me/v8BZc. Acesso em: set. 2016.
Disponível em: http://migre.me/v7672. Acesso em: set. 2016.
O Rio Cubatão, tem sua bacia situada entre a Grande São Paulo e a Baixada Santista, na vertente atlântica da Serra do Mar, com uma área aproximada de 177 km². Circunda o estuário de Santos, e deságua na mesma cidade, através de vários canais dentro do mangue. Rio de grande importância da região, banha o Município de Cubatão, após receber, à margem esquerda, o Rio Pilões e a vazante da foz do Rio Passareúva, também pertencente ao Município.
Na margem esquerda, encontram-se os Rios das Pedras e o Perequê, e o Rio Capivari à margem direita, todos são curtos e torrenciais, devido à proximidade da Serra do Mar. A planície dos rios é sedimentar, tem pouca declividade, devido o grande processo de aluvionamento.
Em 1976, a Prefeitura Municipal de Cubatão, elabora um projeto para as obras de melhorias do rio, já que os rios são de caráter torrencial, apresentando enchentes de curta duração e pico acentuado, visando evitar inundações nas áreas urbanas.
Disponível em: http://www.nauticabrasil.com.br/Pages/RioCubatao.aspx. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cubgeo04.htm. Acesso em: jul. 2016.
A Refinaria Presidente Bernandes foi a primeira grande refinaria construída pela Petrobras, logo após nossa criação. A construção foi resultado de um plano de investimentos do governo brasileiro, no pós–guerra. Quando foi inaugurada, em 16 de abril de 1955, a Refinaria era responsável por 50% do mercado nacional. Hoje, abastece 8% da produção nacional de derivados.
A Presidente Bernardes é uma unidade com alta capacidade de conversão, produzindo dezenas de derivados de grande valor de mercado e padrão internacional. Localizada no sopé da Serra do Mar e cortada pela Estrada Velha São Paulo-Santos - a primeira rodovia asfaltada do Brasil, a refinaria teve o mérito de abrir caminho para o surgimento, em São Paulo, do pioneiro Polo Petroquímico de Cubatão, integrando o Polo Industrial.
Disponível em: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-presidente-bernardes-rpbc.htm. Acesso em: set. 2016.


Assuntos:
Água; Cidades e vilas; Cubatão (SP); Estações de tratamento; Habitações; Indústrias; Refinarias; Rios; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: ETA 3; Jardim das Indústrias; Petrobras; Petroleo Brasileiro S. A.; Polo Industrial; Polo Petroquímico; Saneamento da Baixada Santista


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página