Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47363
Código de Localidade: 3543303
Município: Ribeirão Pires
Tipo de material: fotografia
Título: Represa Billings : Ribeirão Pires, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Represa Billings foi construída em 1925 pelo Engenheiro Billings, um dos empregados da extinta concessionária de energia elétrica Light, por isso foi denominada Represa Billings.
O espelho d'água da Billings tem aproximadamente 100 Km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 582 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo.
Inicialmente, a represa tinha a intenção de armazenar água para gerar energia elétrica para a usina hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.
Em função do elevado crescimento populacional e industrial da Grande São Paulo ter ocorrido sem planejamento, principalmente ao longo das décadas de 50 a 70 do século XX, a represa Billings possui grandes trechos poluídos com esgotos domésticos, industriais e metais pesados. Apenas os braços Itaquaquecetuba e Riacho Grande são utilizados para abastecimento de água potável pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A pesca amadora é muito praticada, tendo a represa tilápias, lambaris, carpas húngaras, traíras, etc.
Disponível em: http://goo.gl/Vp8qDd. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://goo.gl/aBxBht. Acesso em: jul. 2016.
Inscrição na foto: Prainha Municipal (área de lazer).


Assuntos:
Represas e reservatórios; Ribeirão Pires (SP); São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página