ID: 47354
Código de Localidade: 3543303
Município: Ribeirão Pires
Tipo de material: fotografia
Título: [Igreja Nossa Senhora do Pilar] : Ribeirão Pires, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Com a intenção de cumprir uma promessa, Antônio Corrêa de Lemos, Capitão-mor de Caaguassu, mandou construir em 1714 a Capela do Pilar Velho em homenagem à Nossa Senhora do Pilar, além de trazer da Espanha a imagem da santa. No dia 25 de março do mesmo ano, o local recebeu as bênçãos do Frei Pacífico.
Apesar de existirem várias vertentes explicando sua construção, a Capela, localizada na Avenida Santa Clara, Bairro Santa Clara, é importante marco para toda a região, uma vez que ao seu redor surgiram os primeiros núcleos de moradores da cidade. A partir da Capela, foi formado pequeno povoado às margens do Rio Guapituba e próximo a sua nascente, que alguns denominavam de Geribatiba. Registros apontam que a construção da igreja ocorreu, inicialmente, entre 1549 e 1550, sofrendo posteriormente várias reformas e modificações. No local originou-se um povoado que em 1831 transformou-se no Bairro do Pilar, vinculado à Freguesia de São Bernardo e mais tarde, por causa da família Pires, os novos proprietários das terras, passou a chamar-se Ribeirão Pires.
A capela constitui-se em importante exemplar arquitetônico do século XVIII. Sua base arquitetônica é feita em taipa de pilão, com 40 centímetros de espessura. De pequenas dimensões, apresenta em sua elevação frontal uma torre de alvenaria, acréscimo feito em 1809, e, no trecho que corresponde à nave, apenas uma porta, com verga em arco pleno. Lateralmente, a fachada apresenta uma varanda reentrante, típica das construções bandeiristas. A edificação chegou até os dias de hoje praticamente inalterada.
A igreja é patrimônio histórico da cidade e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.
Durante o mês de maio, nas proximidades da igreja, é realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar. A festividade reúne milhares de pessoas e conta com com missa campal, procissões, apresentações musicais e barracas com comidas típicas.
No dia 1º de maio é realizada a tradicional Festa do Pilar. Existem algumas versões para a origem da festa e antigos moradores da região contam que a Igreja foi escolhida como local para as comemorações do Dia do Trabalho. De acordo com registros da Cúria Metropolitana, José Obeda, morador de Santo André, em cumprimento a uma promessa, passou a organizar romarias em direção à Capela do Pilar.
Disponível em: http://www.abcdoabc.com.br/ribeirao-pires/capela-nossa-senhora-pilar-41700. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://capeladopilar-ribeiraopires.blogspot.com.br/. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/content.php?type=1&cat=6&cont=186. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.infopatrimonio.org/?p=201#!/map=1460&loc=-23.677307000000003,-46.391022,17. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/content.php?type=1&cat=6&cont=186. Acesso em: jul. 2016.
Assuntos: Capelas; Igrejas (Edifícios); Ribeirão Pires (SP); São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Capela do Pilar Velho