Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47336
Código de Localidade: 4101408
Município: Apucarana
Tipo de material: fotografia
Título: Vista área da cidade : Estação Ferroviária de Apucarana : Apucarana, PR
Local: São Paulo
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Malha Ferroviária Noroeste do Paraná chegou a Apucarana em 1942. A Estação foi a última a ser aberta pelos ingleses da Estação Ferroviária São Paulo-Paraná. A Estação de Apucarana é o maior entroncamento ferroviário do norte do Paraná e uma das únicas estações, desta linha, em atividade, que mantiveram as características originais. Em 2000, o seu pátio contava com mais de dez linhas de desvio.
O primeiro ramal chegou a Apucarana no dia 19 de abril de 1943. Após 65 anos, o Município está inserido na rede nacional de ferrovias através de dois ramais ferroviários. O primeiro tem origem em Cianorte, passando por Maringá, Apucarana e Londrina, indo até a cidade de Ourinhos no Estado de São Paulo, que através da Estrada de Ferro Sorocabana da Fepasa, faz a ligação com a capital paulista e o Porto de Santos. O segundo ramal corresponde à chamada Estrada de Ferro Central do Paraná, de Apucarana à Ponta Grossa. A partir desta última, um ramal dirige-se em sentido sul, rumo a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul, do qual bifurca-se um ramal dirigindo-se a Curitiba e ao Porto de Paranaguá, enquanto outro ramal, em sentido norte, demanda ao Estado de São Paulo e ao restante da malha ferroviária do País.
No ano de 2009, um projeto para renomear a Estação para, Estação Nadir Glade foi aprovado pela Câmara Municipal. O novo nome, seria uma homenagem a um ex-funcionário que trabalhou até a sua aposentadoria na Estação, o mesmo pertencia a uma família bastante atuante na cidade. No mesmo projeto, a Estação também é indicada para se tornar Patrimônio Histórico e Cultural. Com o objetivo de manter a preservação do prédio da Estação, que ainda conserva a arquitetura original da década de 40.
Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-spp/apucarana.htm. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://www.apucarana.pr.leg.br/institucional/noticias/projeto-denomina-de-nadir-glade-a-estacao-ferroviaria-de-apucarana. Acesso em: jun. 2016.
Inscrição na foto: Estação Ferroviária, praças das Bandeiras e a Mauá (no triângulo) e a Vila Regina, no perímetro suburbano da cidade.



Assuntos:
Apucarana (PR); Cidades e vilas; Estações; Ferrovias; Habitações; Paraná; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página