ID: 47253
Código de Localidade: 3523909
Município: Itu
Tipo de material: fotografia
Título: [Igreja Nossa Senhora do Patrocínio] : Colégio Nossa Senhora do Patrocínio : Itu, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Igreja do Patrocínio foi idealizada por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, arquiteto, operário, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio. Inaugurada em 1819, ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar um Colégio para meninas, sob a responsabilidade das irmãs de São José.
Na Igreja está sepultada sua primeira superiora, Madre Maria Theodora Voiron, religiosa francesa que se destacou em Itu por educar garotas de origem humilde. Muitas graças são atribuídas a Madre Theodora e seu processo de beatificação está em andamento.
Disponível em: http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=95. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://itu.sp.gov.br/site/?page_id=12140. Acesso em: jun. 2016.
O Colégio Nossa Senhora do Patrocínio foi fundado em 1958 e dirigido pelas Irmãs de São José, que vieram da França especialmente para esse fim. Foi o primeiro colégio religioso dedicado à educação feminina do estado e atendia também as filhas de escravas. Nessa época não haviam internatos para a educação das meninas. Em 1959 foi anexado a Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.
Pouco antes da inauguração o bispo, Dom Antonio Joaquim de Melo, mandou buscar na França algumas irmãs para assumir o colégio. Sete freiras da Irmandade de São José vieram na primeira viagem e cabia à Irmã Maria Basília o cargo de “superiora”. As viagens da França para o Brasil eram feitas em navios veleiros e duravam cerca de 40 dias. Madre Basília sucumbiu dois dias antes da chegada em Cabo Frio, vítima de gripe. Para substituir a Irmã Basília, falecida no trágico acontecimento, a Irmandade de Chambéry enviou Luísa Josefina, com 23 anos de idade, graduada na Irmandade de São José como Madre Maria Teodora, que atuou como superiora por mais de 60 anos.
Como na chegada das irmãs em Itu, as obras do Colégio ainda não estavam concluídas, ficaram alojadas na Santa Casa, na qual foram as primeiras enfermeiras.
As irmãs de São José foram as primeiras a introduzirem a fórmula do internato como meio de ampliar as escolas externas e os orfanatos. O regime de internato permitia um controle mais assíduo do comportamento das meninas.
A princípio suas instalações foram dedicados à pobreza, porém com tempo tornou-se um dos colégios particulares com maior interesse das grandes famílias do Brasil. Estudavam no colégio pensionistas de famílias abastadas e influentes, com ou sem interesse no prosseguimento da vida religiosa.
Disponível em: http://portaldmoto.com.br/itu-colegio-do-patrocinio/. Acesso em: jun. 2016.
Disponível em: http://goo.gl/v9VuRF. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos: Edifícios escolares; Escolas; Igrejas (Edifícios); Itu (SP); São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Colégio e Escola Normal N S do Patrocínio; Colégio e Escola Normal Nossa Senhora do Patrocínio; Colégio N S do Patrocínio; Igreja N S do Patrocínio