ID: 47066
Código de Localidade: 4315602
Município: Rio Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Casa onde nasceu o Conde de Porto Alegre : Rio Grande, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Manoel Marques de Souza III, nascido no dia 13 de junho de 1804 em Rio Grande, oriundo de uma tradicional família de fidalgos Generais, desde sua infância demonstrava pendor para a carreira das armas. Aos 12 anos de idade, já acompanhava seu pai, Brigadeiro Manoel Marques de Souza, na campanha do Uruguai, tomando parte nos combates do Pando e Manga. Devido ao seu desempenho no entrechoque das armas, aos 13 anos, foi promovido a Alferes e alcançou os postos de Tenente e Capitão, devido aos seus atos de bravura nos combates de Las Piedras e Ituzaingô respectivamente, ambos na campanha de anexação da banda oriental do Uruguai. Aos 24 anos, foi promovido a Major e no comando do 4º Regimento de Cavalaria Ligeira, atuou na Guerra contra Rósas, onde na Batalha de Monte Caseros, em solo Argentino, alcançou vitória e participou de emocionante desfile com tropas brasileiras pelas ruas de Buenos Aires. Ainda Major teve heróica participação na Revolução Farroupilha, ocasião na qual mesmo prisioneiro dos Farrapos, coordenou uma contra revolução que culminou com o término do sítio à cidade de Porto Alegre, mais uma vez destacando-se pela bravura própria e de seus denodados companheiros. Devido aos seus feitos, no início da Guerra do Paraguai, foi convocado da reserva das Forças Armadas, por decreto imperial de 20 de julho de 1865 e pessoalmente nomeado pelo Imperador Dom Pedro II como comandante das tropas brasileiras no extremo sul do país.
Dos títulos que recebeu, constam a grã-cruz da Imperial Ordem de Cristo, dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro, cavaleiro da Imperial Ordem de São Bento de Avis e todas as medalhas das campanhas do Uruguai, Argentina e Paraguai. Foi eleito deputado à Assembléia Provincial por diversas vezes; foi Ministro e Secretário dos Negócios de Guerra da Província; foi barão em 1852; visconde em 1866 e conde em 1868.
Disponível em: http://darozhistoriamilitar.blogspot.com.br/2009/10/biografia-ten-gen-manoel-marques-de.html. Acesso em: jun. 2016.
Assuntos: Habitações; Porto Alegre, Manoel Marques de Souza, Conde de, 1804-1875; Rio Grande (RS); Rio Grande do Sul
Título Secundárias: Casa onde nasceu o General Manoel Marques de Souza