ID: 47061
Código de Localidade: 4315602
Município: Rio Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Almirante Tamandaré : Praça Tamandaré : Rio Grande, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Monumento está localizada na Praça Tamandaré, entre uma âncora e um canhão, os quais denotam o audaz militar que ele foi.
Disponível em: http://companhiaarte.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html. Acesso em: jun. 2016.
Joaquim Marques Lisboa nasceu na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 13 de dezembro de 1807, filho do patrão-mor do porto do Rio Grande, Francisco Marques Lisboa. Ele foi militar da Marinha do Brasil. Combatente em todas as lutas do império, entre elas as "Guerras de Independência", "A Confederação do Equador", "A Guerra contra Oribe e Rosas" e a "Guerra do Paraguai". Recebeu o título de Almirante, o mais alto posto da Marinha. Comandou diversas esquadras. Foi nomeado Patrono da Marinha do Brasil.
Disponível em: http://www.e-biografias.net/tamandare/. Acesso em: jun. 2016.
A Praça Tamandaré é considerada a maior praça do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Nela estão lagos e diversas pontes, um chafariz em estilo inglês e algumas obras de arte como a escultura do jornaleiro e a imagem de Jesus no lago, (ambas do artista rio-grandino Érico Gobi) a escultura da mulher com o jarro, e de Napoleão Bonaparte. Também inserido na Praça está o monumento túmulo de Bento Gonçalves, o monumento a Tamandaré e o mini-zoo.
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+180ee,,praca-tamandare.html. Acesso em: jun. 2016.


Assuntos: Estátuas; Monumentos; Praças; Rio Grande (RS); Rio Grande do Sul; Tamandaré, Joaquim Marques Lisboa, Marquês de, 1807-1897