Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47055
Código de Localidade: 4315602
Município: Rio Grande
Tipo de material: fotografia
Título: [Lagoa dos Patos : Porto Velho : Prédio da Alfândega : Doca do Mercado : Mercado Público Municipal] : vista aérea da cidade : Rio Grande, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Lagoa dos Patos é a maior laguna costeira do Atlântico Sul Ocidental com 10.360 Km2. Com seu conjunto do lagoas adjacentes, forma um sistema lagunar costeiro único, constituindo-se na mais importante área de criação, reprodução e alimentação para a grande parte de peixes que ocorrem no litoral sul do Brasil. Além disso, representa o sustento para milhares de pescadores e suas famílias.
Suas águas, ora doces, ora salobras, formam praias belíssimas, de águas rasas e calmas em sua orla enfeitada de coqueiros e figueiras centenárias que proporcionam uma sombra agradável. A Lagoa dos Patos é considerada o maior reservatório de água doce da América Latina, com uma extensão de aproximadamente 10.144 Km².
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+cbae,,lagoa-dos-patos.html. Acesso em: set. 2016.
A antiga área do porto do Rio Grande, conhecida como Porto Velho, localiza-se junto ao centro histórico da cidade. As instalações originais são compostas de cinco armazéns e 640 metros de cais adjacente ao Canal do Rio Grande, Lagoa dos Patos. Atualmente, o Porto Velho é utilizado para a atracação de barcos pesqueiros e frota de apoio e pesquisa (embarcações da Superintendência do Porto do Rio Grande, Fundação Universidade Federal do Rio Grande e Marinha), turismo e lazer. Nos anos ímpares, parte dos armazéns existentes são utilizados para a realização da Festa do Mar, maior evento da cidade. O local também abriga o Acervo Histórico do Departamento Estadual de Portos Rios e Canais, conhecido como Museu do Porto e o Museu Náutico.
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+1d0,,porto-velho.html. Acesso em: jun. 2016.
O Prédio da antiga Alfândega da cidade do Rio Grande é o mais vasto prédio em arquitetura neoclássica existente no município. A edificação de grande importância arquitetônica e histórica foi construída em 1804 a mando do Imperador Dom Pedro II para administrar as rendas públicas desta então província e que eram dirigidas por um comissário de mostras, cujas contas eram prestadas à Provedoria da Fazenda Real do Rio de Janeiro. Nas décadas de 70 e 80, o prédio passou por obras de restauro. Estão instalados em suas dependências, hoje, a Receita Federal e o Museu Histórico da Cidade do Rio Grande.
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+18128,,predio-da-alfandega.html. Acesso em: jun. 2016.
A Doca do Mercado, localizada no centro histórico junto ao Canal do Rio Grande (Lagoa dos Patos), está integrada ao cais municipal e tem esse nome por servir principalmente ao Mercado Público. Nela atracam os barcos que vêm das Ilhas dos Marinheiros, da Torotama e do Leonídio com produtos hortigranjeiros.
Junto à doca está construída a chamada banca do peixe com cobertura de telhas coloniais sustentada por colunas da ordem toscana e com algumas argolas para esticar as lonas que protegiam o pescado dos raios do sol.
Disponível em: http://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/index.php/atrativos-turisticos/detalhes+16b85,,doca-do-mercado.html. Acesso em: jun. 2016.
O Mercado Público Municipal teve seu prédio edificado em 1863, uma típica construção lusitana, de arquitetura neoclássica. Ao longo dos anos sofreu várias intervenções, entre outras a construção e demolição de um segundo pavimento, a retirada dos frontões que marcavam os acessos principais, as falsas colunas e cunhais, bem como o fechamento das circulações internas e a colocação de cobertura sobre as abóbodas de tijolo armado. O prédio ocupa um quarteirão inteiro, com área superficial de 3695,97 metros quadrados. Considerado de grande importância visual, ambiental, arquitetônica, social, econômica e de referência urbana, juntamente com a Doca, a banca do peixe, Biblioteca Rio-grandense, antigo Quartel General, Prefeitura Municipal, Capela de São Francisco e o prédio da Alfândega.
Disponível em:http://jefferson65.blogspot.com.br/2012/01/mercado-publico-municipal-do-rio-grande.html. Acesso em: jun. 2016.
Nota-se à direita a Câmara do Comércio e a Praça Xavier Ferreira.


Assuntos:
Alfândega; Canais; Cidades e vilas; Docas; Edifícios públicos; Habitações; Impostos; Lagoas; Mercados; Museus (Edifícios); Portos; Renda pública; Rio Grande (RS); Rio Grande do Sul; Tarifas alfandegárias; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Canal do Rio Grande; Laguna dos Patos; Museu Histórico da Cidade do Rio Grande; Receita Federal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página