Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46940
Código de Localidade: 4119905
Município: Ponta Grossa
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Barão do Rio Branco : Igreja do Rosário : Ponta Grossa, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Barão do Rio Branco localiza-se no Centro de Ponta Grossa. Por muitos anos ficou conhecida como Ponto Azul, pois era um local de embarque e desembarque dos coletivos urbanos de Ponta Grossa, e a origem do nome remonta à década de 50. No local, havia uma construção de dois pavimentos, onde também funcionava lanchonete, bomboniere, engraxataria, entre outros serviços. Em volta do prédio, uma marquise abrigava os passageiros que esperavam ou desciam dos coletivos. Com o crescimento da cidade, há necessidade de novas linhas obrigou a transferência do ponto para as Praças Barão de Guaraúna e Barão do Rio Branco respectivamente. Na década de 1970 o local foi demolido, permanecendo somente na lembrança das pessoas, que sempre se referem ao local como Ponto Azul. Por isso, em 2004, foi inaugurado na Praça, o Memorial Ponto Azul, que entre outras coisas, possui um painel que resgata a identidade local em 1958, como ponto de encontro da comunidade, preservando assim um importante referencial da história de Ponta Grossa. Entre outros atrativos, a Praça também possui uma concha acústica, palco de diversos eventos, a fonte luminosa e um Parque Infantil. Em frente a Praça, localizam-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Colégio Estadual Regente Feijó.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/memorial-ponto-azul. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://paulodafigaro.blogspot.com/2014/09/ponta-grossa-era-assim.html. Acesso em: maio 2016.
No início a Igreja do Rosário, em 1869, era uma Capela, estilo colonial jesuítico, mantida pela Irmandade do Rosário e bastante frequentada por escravos. Na década de 40, a sua construção original foi demolida e uma nova edificada. O novo prédio foi feito em alvenaria e apresenta torres imponentes. Em 1961, foram feitas as pinturas nas paredes da Capela do Altar Mor, por artistas húngaros, representando os três mistérios do Rosário. A Igreja ainda possui a via-sacra representada por 12 medalhões em mosaico bizantino. A primitiva capela, ampliada e reformada, serviu de matriz da terceira paróquia criada na cidade de Ponta Grossa, desmembrada das Paróquias de Sant'Ana e de São José. Em 1942, começou a campanha para a construção da Nova Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em outubro de 1944, houve a festa da Padroeira com o lançamento da pedra fundamental. Em 1951 foi celebrada a primeira missa na nova e atual matriz.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/igreja-nossa-senhora-do-rosario. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.diocesepontagrossa.com.br/index.php?setor=PQREITORIASDETAL&iid=41. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Igrejas (Edifícios); Paraná (PR); Paróquias; Ponta Grossa (PR); Praças

Título Secundárias: Capela Nossa Senhora do Rosário; Igreja Nossa Senhora do Rosário; Memorial Ponto Azul; Paróquia Nossa Senhora do Rosário; Ponto Azul


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página