ID: 46938
Código de Localidade: 4119905
Município: Ponta Grossa
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Barão do Rio Branco : Colégio Estadual Regente Feijó : Ponta Grossa, PR
Local: Ponta Grossa [PR]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Barão do Rio Branco localiza-se no Centro de Ponta Grossa. Por muitos anos ficou conhecida como Ponto Azul, pois era um local de embarque e desembarque dos coletivos urbanos de Ponta Grossa, e a origem do nome remonta à década de 50. No local, havia uma construção de dois pavimentos, onde também funcionava lanchonete, Bomboniere, engraxataria, entre outros serviços. Em volta do prédio, uma marquise abrigava os passageiros que esperavam ou desciam dos coletivos. Com o crescimento da cidade, há necessidade de novas linhas obrigou a transferência do ponto para as Praças Barão de Guaraúna e Barão do Rio Branco respectivamente. Na década de 1970 o local foi demolido, permanecendo somente na lembrança das pessoas, que sempre se referem ao local como Ponto Azul. Por isso, em 2004, foi inaugurado na Praça, o Memorial Ponto Azul, que entre outras coisas, possui um painel que resgata a identidade local em 1958, como ponto de encontro da comunidade, preservando assim um importante referencial da história de Ponta Grossa. Entre outros atrativos, a Praça também possui uma concha acústica, palco de diversos eventos, a fonte luminosa e um Parque Infantil.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/memorial-ponto-azul. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://paulodafigaro.blogspot.com/2014/09/ponta-grossa-era-assim.html. Acesso em: maio 2016.
O Colégio Estadual Regente Feijó, teve como primeiro endereço à Rua do Rosário, 194, Centro de Ponta Grossa, e foi criado pela necessidade de se ampliar a oferta do Ensino Ginasial no Estado do Paraná.
Em 5 de março de 1927, o Diário Oficial da república nº 5.052, publicou o Parecer nº 11 de 21 de fevereiro de 1927, criando o Ginásio Regente Feijó, o qual funcionava na Rua Dr. Colares esquina com a Rua Augusto Ribas, onde atualmente funciona o Centro de Cultura de Ponta Grossa. Em 1939, para acomodar o grande número de alunos matriculados, o Ginásio mudou de endereço, passando a funcionar em definitivo no prédio atual, localizado na Praça Barão do Rio Branco. Na medida em que ocorreram as reformas de ensino, o Ginásio obedecendo à legislação vigente passou por algumas alterações estruturais e de denominação: Ginásio Regente Feijó de 1927 à 1941. Em 1938, os cursos Normais e Ginasiais foram fundidos, passando a funcionar juntos no mesmo estabelecimento, os professores integraram-se ao Corpo Docente do Ginásio Regente Feijó. Em 1942 a Reforma de Francisco Campos que reorganizou o Ensino Secundário, alterou o seu nome através de Decreto nº 40.244 de 09/04/42. Caracteriza-se por ser um grande Colégio Estadual, onde estudaram muitos personagens da história local, sendo até hoje uma referência por sua importância educacional. O Colégio foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 e no ano 2000, passou a denominar-se Colégio Estadual Regente Feijó – Ensino Fundamental e Médio, ofertando a segunda etapa do Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries, Ensino Médio – Educação Geral, Magistério e Secretariado. Atualmente, o Colégio Estadual Regente Feijó, conta com aproximadamente 2700 alunos distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite, no Ensino Fundamental apenas a 8ª série, Ensino Médio e atualmente conta com o Curso Profissionalizante de Secretariado na Área de Gestão nas modalidades Integrado e Subsequente e também o Curso Técnico em Gestão de Recursos Humanos na modalidade Subsequente.
Disponível em: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/colegio-regente-feijo. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.pgoregentefeijo.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=19. Acesso em: maio 2016.
Nota-se em segundo plano a Igreja Nossa Senhora do Rosário.


Assuntos: Edifícios escolares; Escolas; Paraná (PR); Ponta Grossa (PR); Praças
Título Secundárias: Ginásio Regente Feijó; Memorial Ponto Azul; Ponto Azul