ID: 46683
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento à [Fritz] Müller : Blumenau, SC
Local: [S. l.]
Editor: Foto Schmurr
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Monumento à Fritz Müller, inaugurado em 20 de maio de 1929, esta localizado na Praça que recebe o mesmo nome. A Estátua do Dr. Fritz foi moldada em bronze, por Albert Freyhoffer. Conhecida como O Bronze d'O pensador, a Estátua pouco lembra o homenageado, em sua representação Fritz Müller aparece com barbas à Dom Pedro e calçando botas, sapatos que não costumava usar.
Disponível em: http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/fotos/monumentos-de-blumenau-37370.html. Acesso em: maio. 2016.
Johann Friedrich Theodor Müller, mais conhecido como Fritz Müller, nasceu em 1822 na região central da Alemanha, em Windischholzhausen, distrito de Erfurt. Fritz Müller foi filho de um pastor evangélico, sendo parte de uma família de forte tradição intelectual, por esta ocasião desenvolveu desde cedo seu interesse pela natureza. Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em 1844, aos 22 anos. Müller também cursou medicina na Universidade de Greifswald, porém não chegou a se formar, pois se recusou a fazer o juramento devido às suas convicções serem incompatíveis com partes religiosas do discurso. Fritz Müller tinha uma extraordinária veia naturalística, em 1852, aos 30 anos de idade, por estar empolgado com as descrições feitas por Hermann Blumenau e pela vontade de conhecer novas terras, decidiu vir para o Brasil com sua família. Estabelecido no país, naturalizou-se brasileiro e, por própria iniciativa, começou a pesquisar espécies marinhas, como crustáceos, moluscos, poríferos e nematelmintos. Müller teve contato com o livro A Origem das Espécies, publicado em 1859 por Charles Darwin, e tornou-se um grande defensor de suas teorias, virando um dos naturalistas mais importantes de sua época, sendo o primeiro a testar em campo as ideias de Darwin. Entre os anos de 1865 a 1882 iniciou-se uma troca de correspondências entre os dois naturalistas.
Müller recebeu o título de Doutor Honoris pela Universidade de Bonn (1868) e pela Universidade de Tübingen (1874), na Alemanha, e foi Membro Honorário da Entomological Society de Londres (1884). Considerado um revolucionário em política, religião e filosofia, ficou conhecido no Brasil como um estudioso do meio ambiente. Aclamado como príncipe dos observadores da natureza e como precursor da ecologia faleceu em 21 de maio de 1897, aos 75 anos de idade. Seu corpo, junto com da sua esposa, foram enterrados no cemitério dos luteranos, na Igreja do Espirito Santo em Blumenau, SC.
Disponível em: http://evolucionismo.org/profiles/blogs/fritz-mueller-do-brasil-para. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.valeeuropeu.tur.br/site/conteudos/108/Atrativos-Culturais/64/Blumenau/. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: https://historiadaciencianobrasil.wordpress.com/fritz-muller/+&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.fundacaofritzmuller.com.br/site/?p=1013. Acesso em: maio 2016.
Inscrição na foto: Monumento a Fritz Müller – 1822-1897, Príncipe dos Observadores, no conceito de Darwin é, sábio decifrador da natureza no Brasil – XIX-V-MCMXXI (1921).
Assuntos: Blumenau (SC); Estátuas; Monumentos; Müller, Fritz, 1822-1897; Santa Catarina
Título Secundárias: O Bronze d'O pensador