ID: 46645
Código de Localidade: 4202404
Município: Blumenau
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Doutor Blumenau : Monumento Doutor Blumenau : Rio Itajaí-Açu : Blumenau, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Dr. Blumenau foi inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. A Praça foi construída em um terreno doado pela família Werner, e atualmente se tornou palco de grandes eventos políticos e culturais. A partir de 2001, foi construído na Praça um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, que retrata o fundador da cidade.
Disponível em: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-turismo/pagina/atrativos-sectur//pracas-sectur. Acesso em: maio 2016.
O Monumento Doutor Blumenau é uma estátua de bronze, erguida em 1940, em homenagem ao fundador da cidade. A Estátua foi modelada pelo escultor Francisco Andrade, professor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi inaugurada em 21 de abril de 1940 no começo da Alameda Rio Branco, permanecendo no local até 1950, quando, em comemoração ao Centenário de fundação da cidade, a Estátua foi integrada à Praça Doutor Blumenau, que foi criada na década de 1940, por ocasião do fechamento do Canal do Bom Retiro. Em 1967, por sugestão da própria Câmara de Vereadores, a Estátua foi transferida para o início da Alameda Duque de Caxias, sob a alegação de que o monumento deveria ser erguido em uma área histórica. Em 1999, no ano do centenário de morte do fundador da cidade, atendendo a solicitação da comunidade, a estátua passou a ocupar um novo local, em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau.
Disponível em: http://www.blumenau.sc.gov.br/governo/secretaria-de-turismo/pagina/atrativos-sectur//monumentos-sectur . Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://adalbertoday.blogspot.com/2011/02/estatua-peregrina-de-dr-blumenau.html. Acesso em: maio 2016.
O Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, popularmente conhecido como Doutor Blumenau, nasceu em 26 de dezembro de 1819, na cidade alemã de Hassenfelde. O Doutor Blumenau, filho do engenheiro botânico Carl Friederich Blumenau e Cristina Sofia Kegel, iniciou seus estudos na cidade onde nasceu e aos 10 anos seu pai o matriculou num internato para prepará-lo para o curso ginasial, porém não chegou a concluí-lo, e se tornou aprendiz de farmácia, depois de um estágio, passou a trabalhar e estudar, prestando exame em farmácia. Ao concluir seus estudos, entrou em contato com a Sociedade de Proteção aos Emigrantes Alemães do Sul do Brasil e, auxiliado por esta sociedade, partiu do Porto de Hamburgo para o Brasil em 30 de março de 1846, viajando a bordo do veleiro Johannes. Em 19 de junho do mesmo ano chegou ao Rio Grande do Sul, onde conheceu várias colônias alemãs, indo visitar posteriormente Santa Catarina. Em 1848 fez uma viagem de reconhecimento e exploração do grande Rio Itajaí, sendo acompanhado do comerciante Ferdinand Hackradt, que foram guiados pelo conhecedor da região, o canoeiro Ângelo Dias. Após a viagem, compraram terras para a formação de uma colônia na região, realizando o pedido junto a Província. Após esse processo, o Doutor Blumenau entrou em acordo com as autoridades alemãs para dar continuidade ao seu plano colonizador e em 2 de setembro de 1850, chegaram os primeiros 17 pioneiros. Em 1860, devido a dificuldades financeiras, a administração da Colônia Blumenau passou a ser responsabilidade do Governo Imperial. Blumenau cresceu e alcançou autonomia em 1880.
Após viver trinta e quatro anos em Blumenau, seu fundador partiu definitivamente para a Alemanha, onde faleceu em 30 de outubro de 1889, aos 79 anos de idade. Em 1974, seus restos mortais foram transferidos da Alemanha para Blumenau, sendo depositados no Mausoléu construído em sua homenagem.
Disponível em: http://antigo.blumenews.com.br/index.php/capa/item/4940-dr-hermann-bruno-otto-blumenau. Acesso em: maio 2016.
O Rio Itajaí-Açu nasce no centro do município de Rio do Sul, quando acontece a união dos Rios Itajaí do Sul (Alfredo Wagner) e Itajaí do Oeste (Rio do Campo), que tem distância equivalente em relação ao Rio Itajaí-Açu, a quase 150 quilômetros de suas nascentes nas montanhas. O Rio é o maior curso d’água da Bacia Itajaí-Açu, sendo suprido por 54 rios e ribeirões. Além dos Rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, alguns de seus grandes afluentes são o Rio Itajaí do Norte, Rio Benedito, Rio do Testo, Rio Luiz Alves e Rio Itajaí – Mirim.
Disponível em: http://www.usinasaltopilao.com.br/rio_itajai/sobreorio.asp. Acesso em: maio 2016.


Assuntos: Blumenau (SC); Blumenau, Hermann, 1819-1899; Estátuas; Monumentos; Praças; Rios; Santa Catarina
Título Secundárias: Monumento Dr. Blumenau; Praça Dr. Blumenau