Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46622
Código de Localidade: 3526902
Município: Limeira
Tipo de material: fotografia
Título: Companhia União : Limeira (SP)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Companhia União foi fundada em 4 de outubro de 1910 pelos irmãos e imigrantes italianos Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone. Com visão empreendedora, eles convenceram os pequenos refinadores de açúcar de São Paulo a deixarem de lado a rivalidade para se unirem em torno de uma única empresa, visando desenvolver o comércio do açúcar e garantir a alta qualidade da produção. Com o grande sucesso da empresa, perceberam a oportunidade de incorporar também o café ao negócio.
Em 1939, a Companhia União, já consolidada como a produtora da mais importante marca de açúcar de São Paulo, começou a investir na infraestrutura industrial em prol da vocação pela inovação, adquirindo a Açucareira Santista. Nas proximidades do Porto de Santos, a localização era estratégica, facilitando o transporte do açúcar.
Em 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do país.
A partir de 1973, após uma gestão de êxito de José Ferraz, sócio-presidente à época, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, Copersucar.
Em 2005, a marca União foi adquirida pela NovAmérica, inicialmente voltada para o mercado industrial.
Em junho de 2009, a Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAmérica e, com isso, assumiu também a marca União.
Em 2000 foram encerradas as atividades com café e em 2012, a marca foi adquirida pela empresa Camil.
A fábrica da União em Limeira foi desativada e o prédio ficou abandonado. Em 2007, com a promessa de que retomaria as atividades de açúcar no local, foi anunciada a ocupação do prédio pela multinacional Worksheep, porém o projeto não vingou. Em 2010, o grupo português Fort Alimentos anunciou a retomada das atividades no imóvel da Copersucar, o que não ocorreu. De acordo com a certidão de matrícula do local, em maio de 2007, a administração do imóvel passou para a empresa Imocop Participações.
Apenas em maio de 2011, em um leilão, o complexo de prédios foi adquirido pela HBS Participações.
Disponível em: http://www.ciauniao.com.br/institucional. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.ciauniao.com.br/historia. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.stial.com.br/noticia-detalhes/18. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.seuplaneta.com.br/Limeira/2014/01/le-barom-era-ligada-a-grupo-que-comprou-predio-da-uniao.html. Acesso em: maio 2016.


Assuntos:
Fábricas; Indústria açucareira; Limeira (SP); São Paulo (Estado); Usinas de açúcar


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página