ID: 46548
Código de Localidade: 3170206
Município: Uberlândia
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Antonio Carlos : [Paço Municipal] : [Coreto] : Uberlândia, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Antonio Carlos, atual Praça Clarimundo Carneiro, ocupa a área onde foi construído o segundo cemitério da cidade. Esse cemitério foi desativado em 1898, e a partir de 1908 iniciou-se o processo de regulamentação da área junto ao Bispado objetivando desapropriações de terrenos do seu entorno para a construção de um Jardim Público no local, assim como de um prédio para abrigar o Paço Municipal. O primeiro nome que a praça recebeu foi Praça da Liberdade; posteriormente, em 1929, o local passou a ser denominado como Praça Antônio Carlos; e, em 1961, a praça passou a se chamar Praça Clarimundo Carneiro, em homenagem a um importante empresário local que desenvolveu suas atividades em Uberlândia nos primeiros anos do século vinte. A praça foi projetada pelo construtor Cipriano Del Fávero e tinha como finalidade oferecer ornamentação paisagística ao edifício do Paço Municipal, cujo projeto também foi de sua autoria. Ao longo dos anos, devido às questões relacionadas ao tráfego urbano, a Praça sofreu várias interferências no seu contorno e em seu paisagismo. A alteração mais significativa foi a modificação de seus canteiros originais, com troca das espécies de médio porte para plantas de pequeno porte.
Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/424/secretaria.html. Acesso em: abr. 2016.
A instalação do primeiro Paço Municipal de Uberlândia se deu em 14 de março de 1891, tendo como sede um casarão alugado, no qual funcionava o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Nos últimos anos do século dezenove, após a Proclamação da República, foi decidido que a Cidade deveria ter um prédio imponente, que correspondesse aos ideais de beleza e modernidade que o momento exigia. Assim, em 1898 foi elaborada a Lei Municipal nº7, que determinou a construção de um novo edifício para abrigar o Paço Municipal. O local escolhido, a Praça Antonio Carlos, criou polêmica porque parte do terreno havia sido ocupado por um cemitério. O projeto e a construção ficaram a cargo de Cipriano Del Fávero, e a sua inauguração se deu em 1917. Foi o primeiro edifício de dois pavimentos na cidade e, durante algum tempo, o único. Com o crescimento das atividades administrativas do Município, o espaço físico do prédio tornou-se insuficiente. Por isso, as atividades foram transferidas e, em 1993, quando o Poder Legislativo ocupou as novas instalações do Centro Administrativo, o prédio passou a abrigar o Museu Municipal, sendo atualmente denominado como Palácio dos Leões. O estilo arquitetônico do prédio é conhecido como eclético, pela mistura de diversos outros que compõem sua construção, característica do século dezenove no Brasil.
Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/424/secretaria.html. Acesso em: abr. 2016.
O Coreto integra o conjunto urbanístico formado pela Praça Antonio Carlos, constituído pela própria Praça e o Paço Municipal. A obra foi inaugurada em julho de 1925, durante a administração do Agente Executivo Eduardo Marquez. A construção foi feita em frente ao Paço Municipal que já havia sido inaugurado em 1917, quando a praça ainda se chamava Praça da Liberdade. O Coreto sofreu poucas alterações ao longo dos anos. As mais significativas, em épocas não determinadas, foram a instalação de banheiros no térreo, a redução dos pilares de alvenaria que tinham prolongamentos decorativos no nível do solo e delimitavam espaços entre os quais eram colocados bancos, a alteração das portas do primeiro pavimento e a retirada do forro de madeira. A restauração de 1986 preservou os elementos originais, com exceção das portas do pavimento térreo, que foram substituídas por portas metálicas. Em 2006, foi revitalizado através de um processo de pintura total do bem.
Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/424/secretaria.html. Acesso em: abr. 2016
O conjunto formado pela Praça Antonio Carlos, o Paço Municipal e o Coreto foi tombado pela Lei Municipal nº 4.217 de 15 de outubro de 1985.
Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/413/oficina_cultural.html. Acesso em abr. 2016.


Assuntos: Coretos; Edifícios públicos; Minas Gerais; Museus (Edifícios); Praças; Prefeituras; Uberlândia (MG)
Título Secundárias: Museu Municipal; Palácio dos Leões; Praça Clarimundo Carneiro; Praça da Liberdade; Prefeitura Municipal