ID: 46403
Código de Localidade: 3118601
Município: Contagem
Tipo de material: fotografia
Título: Congado da Comunidade Quilombola dos Arturos : Contagem, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Entre as celebrações dos Arturos, se destaca principalmente o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado. Além desta festa, a comunidade também comemora outras importantes, como o Batuque, que é reconhecido como forma de expressão artística pelo Ministério da Cultura; a Festa da Capina denominada João do Mato; a Folia de Reis; e a Festa da Abolição da Escravatura. Considerados dos mais originais do Brasil, a Comunidade possui o certificado da Fundação Cultural Palmares e no dia 28 de maio de 2014 foi reconhecida como Patrimônio Imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
Os Arturos compõem um grupo familiar que reside em propriedade coletiva no Município de Contagem. Possuem um grupo folclórico-cultural que divulga as tradições herdadas dos ancestrais por meio da música e dança religiosas de origem africana.
Tradicionalmente, quem decide tudo dentro da Comunidade são os mais velhos. Os moradores são descendentes de Artur Camilo Silvério, que fundou a comunidade há cerca de 120 anos. Artur, nascido em 1885, era filho do escravo Camilo Silvério, que veio de Angola em navio negreiro em meados do século XIX e, chegando ao Brasil, conseguiu sua carta de alforria e se estabeleceu em Minas Gerais, no povoado Vila de Santa Quitéria, em um lugarejo chamado Ilha do Macuco (atualmente, chamada Esmeraldas). Camilo se casou com a escrava alforriada Felisbina Rita Cândida, com quem teve seis filhos. Desses seis, se destacou Artur Camilo Silvério, que mais tarde fundou uma comunidade em seis hectares de terra no povoado Domingos Pereira (atual Jardim Vera Cruz) em Contagem, onde ainda se localizam atualmente.
Na Comunidade Quilombola dos Arturos vivem cerca de 80 famílias, que ocupam uma propriedade coletiva. A comunidade é representada juridicamente pela Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Contagem, fundada em 1972.
Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:s1gwzN2wpAYJ:www.guiaculturaldecontagem.com.br/2015/03/comunidade-dos-arturos_12.html+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos: Contagem (MG); Festas folclóricas; Festas religiosas; Minas Gerais