Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46319
Código de Localidade: 3501608
Município: Americana
Tipo de material: fotografia
Título: Vista panorâmica da cidade : [Edifício Abdo Najar : Basílica de Santo Antônio de Pádua] : Americana, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O edifício Abdo Najar, que leva este nome em homenagem a um dos antigos Prefeitos de Americana, é o mais antigo da cidade. Foi inaugurado em 1957, possui 11 andares que variam entre quitinetes e apartamentos de 67 e até 115 metros quadrados.
Disponível em: http://liberal.com.br/cidades/ex-vereador-viu-americana-crescer/. Acesso em: abr. 2016.
Em 1887, os primeiros imigrantes vindos da Itália chegaram em Americana, trazendo uma forte tradição católica e uma grande devoção a Santo Antônio de Pádua. Poucos anos após a chegada, os devotos construíram a primeira Capela Santo Antônio e para este local levaram a imagem de Santo Antônio trazida da Itália e datada de 1876. Com o crescimento da Vila formada por estes imigrantes, foi necessária a construção de uma nova Igreja para abrigar os fiéis. Para que isto se tornasse realidade, os devotos se uniram e através de doações, em 13 de junho de 1897, a antiga Capela teve sua elevação e foi inaugurada como Paróquia, havendo realização de uma missa em homenagem a Santo Antônio de Pádua, escolhido como Padroeiro da Vila. Três anos depois, a Paróquia foi elevada à Basílica de Santo Antônio de Pádua, como é denominada ainda atualmente. A Basílica é reconhecida como Igreja Matriz Santo Antônio, por ter sido a primeira da cidade.
Sua estrutura: pelas paredes e teto, se espalham afrescos de artistas italianos, retratando cenas bíblicas; o lado externo da cúpula é decorado por doze imagens gigantescas modeladas em barro e fundidas em cimento; há lustres refinados e vitrais importados pelas cinco naves do imóvel. O autor dos afrescos, inicialmente, foi Pedro Gentili e, quem os terminou foi seu irmão, Uldorico Gentili.
Disponível em: http://www.basilicasantoantonio.com.br/igreja-matriz-santo-antonio/. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/04/ig_paulista/168577-santuario-de-santo-antonio-vira-basilica.html. Acesso em: mar. 2016.
Fotografia cedida pela Prefeitura Municipal de Americana.


Assuntos:
Americana (SP); Capelas; Cidades e vilas; Habitações; Igrejas (Edifícios); Paróquias; São Paulo (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Capela Santo Antônio; Igreja Matriz Santo Antônio; Paróquia de Santo Antônio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página