Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46142
Código de Localidade: 3549904
Município: São José dos Campos
Tipo de material: fotografia
Título: [Aeronave EMB 120 Brasilia] : São José dos Campos, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O EMB 120 Brasilia foi desenvolvido pela Embraer (EMB), em 1974, para uso em linhas aéreas regionais. A nova aeronave inicialmente recebeu o nome Araguaia, mas, para facilitar a pronúncia pelos estrangeiros e a consequente exportação, seu nome foi alterado para Brasilia em 1979, no lançamento oficial do projeto. Com capacidade para 30 passageiros, projetado para incorporar todas as tecnologias aeronáuticas disponíveis no mercado na época, o Brasilia foi apresentado como o avião mais sofisticado já produzido no País. Seria o primeiro avião a utilizar na época as recém-criadas turbinas PW115 de 1.500 HP, fabricadas pela Pratt & Whitney, em conjunto com as hélices quádruplas do tipo 14 RF-1 produzidas pela Hamilton Sundstrand. Essa configuração permitiria ao bimotor voar a 20 mil pés e com velocidade aproximada de 540 km/h, possibilitando mais viagens em menor tempo em comparação a seus concorrentes. Foram desenvolvidas quase 30 opções para a Força Aérea Brasileira (Fab) e Força Aérea Chilena (Fach), entre elas versões de transporte de carga, paraquedistas ou de patrulhamento marítimo. Após a apresentação e o batismo, na manhã do dia 29 de julho de 1983, a aeronave, com revestimento de alumínio polido e acabamento espelhado da superfície do mesmo metal, fez o primeiro voo oficial. O EMB 120 Brasilia começou a ser produzido no final de 1984 e sua homologação ocorreu em 16 de maio de 1985, pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA). Nos Estados Unidos, a homologação pela Federal Aviation Administration (FAA) ocorreu em 9 de julho de 1985, e em seguida pela CAA (Civil Aviation Authority) inglesa. No ano seguinte, o Brasilia foi o primeiro avião brasileiro a ser homologado na Alemanha. Diferente de seu antecessor, o Bandeirante, que iniciou carreira no Brasil para depois ser exportado, o Brasilia entrou diretamente em operação no exterior. Antes mesmo da primeira entrega, já era o avião de sua categoria mais vendido no mundo. A primeira empresa a receber o Brasilia foi a norte-americana Atlantic Southeast Airlines (ASA), em 1985. Em setembro daquele ano, fez seu primeiro voo em operação regular, ligando as cidades norte-americanas de Gainesville, na Flórida, a Atlanta, na Geórgia. Somente em janeiro de 1988 é que o Brasilia entrou em serviço no Brasil, por meio de uma encomenda da Rio-Sul. O protótipo do EMB 120 Brasilia, restaurado pela Embraer em parceria com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São José dos Campos, encontra-se em exposição no Memorial Aeroespacial Brasileiro (Mab), em São José dos Campos.
Disponível em: http://www.centrohistoricoembraer.com.br/pt-BR/RecuperacaoAeronaves/Paginas/EMB-120-Brasilia-PTZBA.aspx. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Aeronaves; Aviões; São José dos Campos (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Avião Araguaia; EMB 120


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página