ID: 46119
Código de Localidade: 3549904
Município: São José dos Campos
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Cônego Lima : Igreja Cristã Evangélica : Cine Paratodos : Banco Mercantil de São Paulo S. A. : São José dos Campos, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A atual Praça Cônego Lima foi construída no ano de 1898, junto com o plantio de figueiras no antigo jardim do Largo de Nossa Senhora do Rosário, (antigo nome da Praça), cuja a Igreja foi demolida em 1879. Em 1917, passou a chamar-se de Praça Cônego Francisco de Oliveira Lima, em homenagem ao fundador da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos. A primeira grande reforma na Praça foi realizada em 1935. Em 1959, a Praça Cônego Lima passou por uma nova reforma, os canteiros foram reformados e ampliados para onde havia o antigo coreto, as árvores passaram a ser podadas e a antiga iluminação substituída por outra de lâmpadas fluorescentes. As figueiras da Praça passaram a fazer parte do patrimônio ambiental da cidade e foram declaradas imunes ao corte através do decreto n° 7.668/92, no entanto, precisaram ser substituídas em 2010, devido a ação de fungos e o risco de tombamento. Em 2012 novas obras foram realizadas para revitalizar a Praça.
Disponível em: http://www.explorevale.com.br/cidades/saojosedoscampos/turismo.htm. Acesso em: mar. 2016. Acesso em: mar.2016.
Disponível em: http://www.sjc.sp.gov.br/legislacao/Decretos/1992/7668%20ANEXO.pdf. Acesso em: mar. 2016. Acesso em: mar.2016.
Disponível em: http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=7441. Acesso em: mar. 2016. Acesso em: mar. 2016.
O primeiro endereço da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, foi na antiga Praça João Pessoa, atualmente, Praça Cônego João Guimarães. O Rev. Ranken em 21 de outubro de 1919 comprou uma casa de uso comercial pela quantia de 5 contos de réis, na Praça Cônego Lima número 9. Notas históricas indicam que, por inspiração de Ranken, a arquitetura do Templo lembra o estilo inglês, cujo projeto do prédio coube ao engenheiro Dr. Carlos Rosencrontz a execução das obras e ao construtor Francisco Pinto Moreira, então, membro da 2ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, Capital. Com a aprovação da planta do Templo pela Prefeitura Municipal em 1924, o casarão foi demolido. As reuniões passaram a ter lugar até 1925, numa propriedade situada na confluência da Rua Cel. José Monteiro com a Rua Sete de Setembro, o atual calçadão, descendo a rua, do lado direito. O novo Templo teve suas obras iniciadas em abril de 1923. No dia 27 de outubro de 1924, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, sendo reinaugurado durante a série de conferências realizadas entre os dias 21 e 25 de junho de 1925, sob a direção do Pr. Acácio Gedeão Coutinho, líder espiritual da Igreja.
Disponível em: http://icesjc.com.br/fundacao. Acesso em: mar. 2016.
O Cine Paratodos foi inaugurado em 29 de junho de 1941, na Rua Coronel José Monteiro, 168, Centro. É um dos prédios mais antigos da cidade na área de diversões. Em 1939, foi aprovado pelo Prefeito Sanitário, o ato nº 28, de 9 de março, que dava dez anos de isenção do imposto predial a quem fizesse um cineteatro na cidade. Isto era uma maneira de incentivar este tipo de entretenimento, à “altura do progresso e aumento da população” como dizia o jornal Correio Joseense. Quando o Cine Paratodos foi inaugurado, este veio como símbolo desta “fase de ouro” da cidade. Tanto que as máquinas de projeção foram expostas na entrada do Cine, como exemplo desta modernidade. Possuía a capacidade para mil espectadores sentados e os mais modernos equipamentos da época. Além da exibição de filmes, algumas vezes também foi utilizado para palestras. Em 15 de julho de 1988, foi preservado pela lei municipal n.º 3358/88. Em 1992, o prédio foi fechado pelas autoridades municipais e passou por reforma no mês de fevereiro. Ainda neste mesmo ano, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (Comphac), proposta de compra ou locação do Cine Paratodos, destinando-o como casa de espetáculo sob a administração e uso da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No entanto, em 1995, foi assinado o Decreto nº 8686/95, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação o prédio onde antes havia o Cine Paratodos.
O cinema continuou em funcionamento, até 1998, quando fechou definitivamente. Em 2004 foram iniciadas as obras sob a orientação e acompanhamento da Divisão de Patrimônio Histórico (DPH). Tais obras foram realizadas na parte central, onde era o salão, alterado para abrigar o Financial Citybank. Nas laterais e na plateia, onde eram realizadas as projeções, foram retiradas as escadas e nivelado o piso, sendo recolocados novos pisos cerâmicos. Atualmente, nesta área encontra-se um mini-shopping, com acesso pelas laterais.
Disponível em: http://www.fccr.org.br/index.php/comphac-sp-27657/bens-preservados/322-cinema-paratodos. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://brazilchannel.com.br/municipios/mostrar_municipio.asp?nome=S%E3o%20Jos%E9%20dos%20Campos&uf=SP&tipo=turismo. Acesso em: mar. 2016.
O antigo Banco Mercantil de São Paulo S/A de São José dos Campos, atual prédio da BV Financeira localiza-se em frente a Praça Cônego Lima, no centro.
Disponível em: http://tinyurl.com/gmoh6l3. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos: Bancos; Cinemas; Igrejas (Edifícios); Praças; São José dos Campos (SP); São Paulo (Estado)
Título Secundárias: BV Financeira; Largo de Nossa Senhora do Rosário; Praça Cônego Francisco de Oliveira Lima