ID: 45979
Código de Localidade: 4318705
Município: São Leopoldo
Tipo de material: fotografia
Título: Estação da Estrada de Ferro : [Sítio Histórico] Museu do Trem : São Leopoldo, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Sítio Histórico Museu do Trem compreende a antiga Estação Ferroviária de São Leopoldo, os acervos em exposição, o antigo armazém, os vagões e locomotivas em exposição no pátio. É a mais antiga Estação do Estado, que faz parte da primeira ferrovia do Rio Grande do Sul, denominada “The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited", construída por uma empresa inglesa. Em abril de 1874 foi inaugurada a seção da estrada entre a capital e São Leopoldo. Os ingleses construíram a Estação de São Leopoldo de forma semelhante à de Porto Alegre. Em ambos os casos, as estruturas foram trazidas da Inglaterra para serem somente montadas aqui. Esta Estação, localizada na parte central da cidade, se manteve operante até 1980, quando o transporte ferroviário foi desativado no trecho que ligava São Leopoldo ao Esteio. Mesmo antes de ser desativada a Estação passou a abrigar o Museu do Trem, criado em 1976, num convênio entre a A Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA) e o Museu Municipal Visconde de São Leopoldo.
A Estação São Leopoldo passou por muitas intervenções, tendo sido totalmente restaurada em 1985, ano em que foi criado o setor geral de Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário (PRESERFE), vinculado à Diretoria de Patrimônio da RFFSA. O prédio estava totalmente descaracterizado por sucessivas intervenções e acréscimos, faltando muitos elementos originais. A reconstituição foi feita com base nos resquícios e em fotos, uma vez que não foram encontrados os projetos e plantas originais. Depois de finalizada a obra foi instalado o Museu do Trem (Centro de Preservação da História Ferroviária no Rio Grande do Sul). Em 31 de agosto de 2000 o Museu do Trem foi reinaugurado, como parte de um centro cultural que inclui todo sítio histórico e os vagões, que também foram restaurados.
O prédio da antiga Estação foi pré-fabricado e produzido na Inglaterra, importado e montado em São Leopoldo. Trata-se de uma edificação térrea de planta retangular, com área aproximada de 142m², possuindo paredes externas de madeira revestidas com chapas de zinco, telhado de duas águas com telhas de amianto (originalmente eram de ardósia) e lambrequins de madeira.
Disponível em: http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=BensTombadosDetalhesAc&item=15712. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos: Estações; Ferrovias; Museus; Rio Grande do Sul; São Leopoldo (RS)
Título Secundárias: Estação Ferroviária de São Leopoldo; Estrada de Ferro de São Leopoldo; The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited