Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45850
Código de Localidade: 3506003
Município: Bauru
Tipo de material: fotografia
Título: Praça das Cerejeiras : Prefeitura Municipal : Escola Estadual Ernesto Monte : [vista aérea da cidade] : Bauru, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça das Cerejeiras foi inaugurada na década de 1970 pelo então Príncipe Akihito, que em 1989 tornou-se imperador do Japão, em homenagem à imigração japonesa para a região de Bauru. A Praça foi desenhada como um tradicional jardim japonês, com lagos de carpas, pontes, fontes de água, canteiros de bonsais, lanternas orientais e uma plantação de árvores de cereja. Na Praça está localizado o Palácio das Cerejeiras, onde atualmente se encontra a Prefeitura Municipal de Bauru.
Disponível em: www.vivendobauru.com.br/demografia-de-bauru/. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://hotsite.bauru.sp.gov.br/codepac/bem_detalhes.aspx?id=30. Acesso em: mar. 2016.
A Prefeitura Municipal de Bauru está localizada no Palácio das Cerejeiras, construído em 1953 pelo arquiteto Zenon Lotufo (1911-1985) e inaugurado na década de 1960, na gestão do prefeito Nuno de Assis. O projeto foi executado parcialmente, não sendo construída a Câmara Municipal, o auditório e as marquises. O terceiro andar foi acrescentado na década de 1980, durante o primeiro mandato de Tuga Angerami, de maneira a não comprometer a totalidade da obra. Em março de 2007, o empresário José Garcia Silva Filho ordenou que seus funcionários fossem ao local para pintar as paredes do Palácio. As principais características da arquitetura moderna estão presentes no edifício, tais como: o brises-soleils, os grandes panos de vidro, o uso de pilotis, a marquise marcando o acesso principal, e a planta livre, permitindo ambientes transparentes e flexíveis. O Palácio das Cerejeiras foi tombado em nível estadual pelo Decreto 9.888 de 19 de outubro de 2004, sendo responsabilidade do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura de Bauru (Codepac).
Disponível em: http://hotsite.bauru.sp.gov.br/codepac/bem_detalhes.aspx?id=30. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=104878&ano=2007. Acesso em: fev. 2016.
A atual Escola Estadual Ernesto Monte foi fundada em agosto de 1935, na gestão do prefeito Ernesto Monte, sendo denominada como Ginásio de Bauru ou Ginásio do Estado. A Escola primeiramente teve suas aulas ministradas em uma sala emprestada na Praça Rui Barbosa, se mudando anos depois para um prédio na Praça Dom Pedro II e por fim, para um imóvel construído em um terreno doado próximo ao Palácio das Cerejeiras. No Colégio estudaram personalidades importantes, tais como o engenheiro aeronáutico, ex-presidente da Petrobras, ex-ministro da Infra-Estrutura e um dos criadores da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Ozires Silva; os ex-prefeitos Tuga Angerami e Tidei de Lima; o arquiteto e urbanista Jurandyr Bueno Filho; e o ex-técnico da Seleção Brasileira de basquete feminino, Antônio Carlos Barbosa.
Disponível em: http://www.jcnet.com.br/Geral/2013/08/ernesto-monte-da-excelencia-a-inclusao.html. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Bauru (SP); Cidades e vilas; Edifícios escolares; Edifícios públicos; Escolas; Habitações; Praças; Prefeituras; São Paulo (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Ginásio de Bauru; Ginásio do Estado; Palácio das Cerejeiras


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página